Folha de S. Paulo


Detentos de presídio no RN tentam incendiar bloqueadores de celular

Detentos fizeram uma rebelião e incendiaram colchões para tentar danificar bloqueadores de celular na Penitenciária Estadual de Parnamirim, na Grande Natal (RN), na noite desta quarta-feira (3). Uma equipe do Corpo de Bombeiros apagou o fogo.

Os bloqueadores de celular começaram a funcionar nesta quarta no presídio de Parnamirim, de acordo com o governador Robinson Faria (PSD).

Com 96 ataques de criminosos a ônibus, carros e prédios públicos em 33 cidades do Rio Grande do Norte desde a última sexta-feira (29), Faria enfrenta a principal crise de segurança no Estado no seu segundo ano de mandato.

A onda de ataques é atribuída pelo governador a uma retaliação devido à instalação de bloqueadores de celular em um presídio.

A ordem, diz Faria, partiu da facção criminosa "Sindicato do RN". Segundo ele, o grupo atua em parceria com o Comando Vermelho, do Rio, e é adversário do PCC, que surgiu em São Paulo.

"Com os bloqueadores, desmontamos o escritório de trabalho de bandidos que atuavam dentro dos presídios comandando grupos e estabelecendo metas de assaltos a banco, de tráfico de drogas", disse o governador.

Em entrevista à Folha, ele afirma que os ataques que mudaram a rotina da população tentam criar um clima de "cidade sitiada". "O Rio Grande do Norte sempre foi tranquilo, não tinha violência. Mas parece que nenhum lugar no Brasil atualmente é seguro."

Nesta quarta, tropas das Forças Armadas chegaram ao Estado e irão atuar em áreas como defesa de aeroporto, corredores de ônibus e pontos turísticos.

Apesar do reforço na segurança, criminosos não se intimidaram e tentaram incendiar um caminhão da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) na rua Caiapós, no bairro Cidade Satélite, por volta da 0h desta quinta (4). Os bombeiros apagaram o fogo.


Endereço da página: