Folha de S. Paulo


Pontos turísticos ficam vazios após ataques no Rio Grande do Norte

Na praia de Ponta Negra, uma das mais conhecidas de Natal (RN), mesas vazias estendem-se pela faixa de areia. No calçadão, poucos turistas procuram por passeios para destinos próximos como as praias de Pipa e Genipabu.

Um dia antes, no mesmo local, o Morro do Careca –um dos principais cartões postais de Natal– amanheceu em chamas. A ação, dada como criminosa pela polícia, foi um dos 80 ataques registrados no Rio Grande do Norte desde a última sexta-feira (29). A onda de violência, com ataques a ônibus e prédios públicos, fez os turistas evitarem andar pela capital potiguar. O resultado são hotéis cheios e ruas vazias.

Em Natal desde a semana passada, o casal de turistas mineiros Ivan Rocha, 37, e Érica Santana, 25, cruzou com ônibus queimados ao fazer um passeio em praias fora da capital potiguar. Desde então, o casal optou por ficar apenas na praia de Ponta Negra, área turística com policiamento reforçado.

O engenheiro Anderson Barbosa, 39, que veio de Brasília, diz que tem evitado sair após o pôr do sol. "Nessa situação de violência, achei melhor não sair à noite. Tenho ficado no hotel."

Com visitantes apreensivos, o resultado foi uma queda na procura por passeios turísticos, bares e restaurantes. Dono de uma empresa que vende passeios para praias vizinhas a Natal, o empresário Igor Whitaker, 32, se viu trabalhando sozinho nesta terça-feira (2).

Com o sistema de ônibus circulando com apenas parte da frota, nenhum dos oito funcionários que atuam na venda dos pacotes turísticos foi trabalhar. A procura pelos passeios caiu 50% desde o início da onda de violência que atingiu a capital e cidades do interior.

CANCELAMENTOS

Eventos e shows também estão sendo cancelados. Um show da banda Jota Quest que aconteceria no próximo sábado (6) será remarcado. O cancelamento de pacotes turísticos ainda é residual, mas empresários temem que mais turistas deixem de ir a Natal caso sigam os ataques.

"Esperamos que a situação normalize o quanto antes. Ninguém quer viajar para um lugar inseguro", diz Abdon Gosson, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens no Estado.

Segundo o sindicato, que representa as empresas de ônibus, 70% dos 720 veículos da frota da capital estão nas ruas. Os ônibus, contudo, vão retornar às garagens por volta das 21h, três horas antes do horário habitual.

As escolas da rede estadual e municipal retomaram as aulas, mas algumas faculdades e escolas particulares optaram por não abrir as portas por enquanto. Em bairros mais pobres, o clima é de medo. No morro Mãe Luiza, há carros queimados nas principais vias.

Desde a última sexta-feira (29), foram registrados 46 incêndios, 19 tentativas de incêndios, sete disparos contra prédios públicos, quatro explosões de artefatos caseiros e três depredações.

BOATOS

Após o final de semana violento, Natal tenta voltar à normalidade. Na manhã desta terça (2), trabalhadores aglomeravam-se nas paradas a espera de ônibus. Além dos ataques, uma onda de boatos que circula nas redes sociais deixou a população em alerta. Para a polícia, as gravações são falsas e estão sendo investigadas.

"Estamos identificando quem está transmitindo e propagando boatos. São pessoas que querem causar terror e amedrontar a população", diz o delegado geral da Polícia Civil Cleilton Pinho.

No domingo (31), o presidente interino, Michel Temer, autorizou o uso do Exército no Rio Grande do Norte para combater a onda de violência. As tropas, contudo, ainda não estão atuando nas ruas da capital.

Nesta terça, a Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte anunciou a prisão de mais dois dos supostos líderes dos ataques. Ao todo, 80 pessoas foram detidas ou apreendidas desde sexta. Segundo o governo do Rio Grande do Norte, os ataques teriam sido ordenados de dentro de presídios e seriam uma retaliação à instalação de bloqueadores de celulares no presídio de Parnamirim.

A Folha apurou, contudo, que os bloqueadores ainda não foram instalados.


Endereço da página:

Links no texto: