Folha de S. Paulo


Ataques no RN foram ordenados por detentos dentro de presídios

Reprodução/Tv Globo
Ataques em Natal deixam ônibus e carros queimados
Ataques em Natal deixam ônibus e carros queimados

Os ataques promovidos no Rio Grande do Norte desde a última sexta-feira (29) foram ordenados por detentos de presídios, inclusive federais, do Estado e de outras regiões do Nordeste. A afirmação é do secretário de Justiça e Cidadania do Estado, Wallber Virgolino.

Desde sexta-feira (29), foram registradas pelo menos 69 ações em 23 cidades do Estado. Foram sete disparos contra prédios públicos, quatro ataques envolvendo explosivos, três depredações e 36 incêndios e 19 tentativas de incêndio (26 de ônibus e micro-ônibus).

Devido aos ataques e a áudios que se espalham em redes sociais com supostas ameaças e que apontam possíveis alvos de novas ações, algumas instituições de ensino suspenderam aulas nesta segunda-feira (1). O número de detidos desde o início dos ataques chega a 65.

"Identificamos a participação de 25 presos só no Estado, a maioria do presídio estadual de Parnamirim", disse o secretário. No presídio, foram instalados bloqueadores de sinais de celulares na semana passada, medida considerada o estopim para os ataques.

Cinco desses presos, apontados como autores de parte dos áudios e vídeos que se espalharam pelas redes sociais com ameaças, serão transferidos para o presídio federal de Mossoró, segunda maior cidade do Estado.

Só o Corpo de Bombeiros foi acionado para mais de 50 casos. Um deles foi em uma vegetação no topo do Morro do Careca, um dos principais cartões-postais de Natal. A polícia não descarta que a queimada esteja relacionada aos atos criminosos. Além de Natal, as prisões mais recentes ocorreram em Parnamirim, Currais Novos e Caicó.

Sesed/Reprodução
Coquetéis molotov apreendidos em casa abandonada em Natal, no Rio Grande do Norte
Coquetéis molotov apreendidos em casa abandonada em Natal, no Rio Grande do Norte

PREJUÍZOS

Os principais alvos dos criminosos, no entanto, foram 26 veículos, entre particulares, oficiais e usados no transporte público. A lista inclui nove ônibus em Natal, entre outros na região metropolitana. O setor calcula um prejuízo, na capital, de ao menos R$ 2 milhões.

No transporte opcional –transporte alternativo de passageiros, feito por vans–, foram mais R$ 500 mil em perdas, com três carros incendiados, conforme o sindicato do setor. "Isso é falta de governo, não só desse mas também dos anteriores. Falta polícia na rua", disse o diretor do Sindicato dos Opcionais, Olívio Magalhães.

Em meio aos ataques, ônibus e vans não circularam durante parte do fim de semana. Nesta segunda, cerca de 70% da frota estava nas ruas, mas os veículos foram recolhidos mais cedo.

"Os últimos sairão dos terminais às 20h30. Normalmente eles ficariam até 1h30", disse o coordenador jurídico do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Natal, Augusto Maranhão. "Mas a qualquer minuto isso pode mudar."

Parte dos terminais e garagens das empresas recebeu escolta policial nesta segunda. O governo também espera a chegada de militares para reforçar a segurança nas ruas.

De acordo com o secretário de segurança do Estado, general Ronaldo Lundgren, 200 homens da Marinha do Rio Grande do Norte e mil do Exército, do Estado e também procedentes da Paraíba e de Pernambuco, se somarão à polícia.

O envio foi autorizado neste domingo pelo presidente interino, Michel Temer. "Estamos diante de atos de terrorismo", disse Lundgren em entrevista coletiva nesta segunda.

Os detidos, segundo ele, foram autuados por organização criminosa. "Mas os delegados também estão analisando se se enquadram na lei antiterrorismo."

Virgulino afirmou que os presos que participaram dos atos estão isolados e serão punidos. Ele afirmou que novos bloqueadores de sinais de celulares devem ser instalados em mais unidades prisionais ainda neste ano.

AULAS ADIADAS

A Universidade Potiguar adiou a volta das aulas, prevista para esta segunda, para a próxima quinta-feira (4), com o argumento de "manter a integridade física dos alunos e colaboradores".

Já na UFRN, houve aulas normais durante o dia, mas algumas salas estavam esvaziadas. Em uma delas, dos mais de 50 alunos matriculados, apenas 17 compareceram. Sem transporte, a reitoria decidiu encerrar as aulas noturnas às 20h15.

Os colégios Marista e Salesiano também cancelaram as atividades noturnas desta segunda, assim como o Centro Universitário Facex.


Endereço da página:

Links no texto: