Folha de S. Paulo


Polícia prende mais 8 por participar de ataques a ônibus no RN

Reprodução/TV Globo
Ataques em Natal deixam ônibus e carros queimados
Ataques em Natal deixam ônibus e carros queimados

Oito pessoas foram presas na madrugada desta segunda-feira (1°), no Rio Grande do Norte, sob suspeita de participação em ataques que começaram na última sexta (29) e se multiplicaram durante o fim de semana. O número de detidos desde o início dos ataques chega a 60.

Devido aos ataques e a áudios que se espalham em redes sociais com supostas ameaças e que apontam possíveis alvos de novas ações, algumas instituições de ensino suspenderam as aulas nesta segunda. Os ônibus, que foram recolhidos no sábado e neste domingo, voltaram a circular.

Os mais recentes foram em Natal (1), Parnamirim (3), Currais Novos (3) e Caicó (1). Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública, eles portavam recipientes de combustíveis e artefatos explosivos. Parte do grupo, informou a secretaria, tem participação já confirmada nos atos dos últimos dias –registrados em 21 cidades.

Sesed/Reprodução
Coquetéis molotov apreendidos em casa abandonada em Natal, no Rio Grande do Norte
Coquetéis molotov apreendidos em casa abandonada em Natal, no Rio Grande do Norte

Até agora foram registradas 65 ocorrências, entre incêndios, tentativas de incêndio, disparos contra prédios públicos e depredações. Vinte e seis veículos, entre ônibus e microônibus, foram incendiados.

Os alvos mais recentes foram três dos 12 carros da Secretaria de Trânsito de Natal. Eles foram completamente queimados na noite de ontem. Um quarto carro foi danificado.

O prejuízo é estimado em ao menos R$ 40 mil. Duas salas da secretaria também foram destruídas. Elas armazenavam arquivos de multas e pedidos ou autorizações de interdição para realização de eventos em vias públicas.

Os arquivos, no entanto, já estavam digitalizados, segundo Carlos Eugênio Barbosa de Oliveira, chefe do setor de interdição de área da secretaria. Uma perícia foi feita no local nesta manhã. Os atos seriam retaliação de criminosos após o governo ter instalado bloqueadores de sinal de celular em uma unidade prisional.

EXÉRCITO

O presidente interino, Michel Temer, autorizou o uso das tropas do Exército no Rio Grande do Norte para combater a onda de violência no Estado. A Secretaria Especial de Comunicação da Presidência da República explicou que as Forças Armadas atuarão em Garantia da Lei e da Ordem (GLO), tipo de operação militar determinada pelo presidente da República.

De acordo com a assessoria, os detalhes sobre a atuação dos militares ainda serão definidos nesta segunda (1º). Isso porque Temer se adiantou e firmou um acordo verbal com o governador do Estado, Robinson Faria (PSD) e, somente na noite deste domingo (31), o pedido chegou ao Planalto.


Endereço da página:

Links no texto: