Folha de S. Paulo


Governo do RN pede apoio do Exército contra ataques no Estado

Sesed/Reprodução
Coquetéis molotov apreendidos em casa abandonada em Natal, no Rio Grande do Norte
Coquetéis molotov apreendidos em casa abandonada em Natal, no Rio Grande do Norte

O governo do Rio Grande do Norte pediu apoio federal para combater a onda de violência que tem acontecido em cidades do Estado desde sexta (29).

Cerca de 54 ataques já foram registrados, entre incêndios a veículos, tiros disparados contra prédios públicos, depredações e uso de explosivos. Segundo o governo, há casos confirmados em Natal e em outros 19 municípios do Estado.

A onda de violência, ainda de acordo com o governo, seria uma reação de criminosos contrariados depois da instalação de bloqueadores de sinal de celular em presídios.

"Solicitei apoio das tropas do Exército para se somarem às nossas destemidas polícias no trabalho para garantir a segurança da população", disse o governador do Estado, Robinson Faria (PSD), em comunicado numa rede social.

"Aqui, todas as forças de segurança permanecem em total atenção para retomarmos a normalidade. Estou no aguardo da liberação das tropas pela presidência da República", completou.

Reprodução/Instagram
Governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, anunciou pedido em redes sociais
Governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), anunciou pedido em redes sociais

Segundo a Folha apurou, o pedido ainda não chegou à mesa do presidente interino, Michel Temer. Porém, assim que chegar, será autorizada a atuação do Exército.

Na madrugada deste domingo (31), a região metropolitana de Natal voltou a registrar alguns casos de veículos incendiados e ataques a prédios públicos. Entre eles, um coquetel molotov arremessado contra a parede de um terminal de ônibus e um princípio de incêndio em uma escola penitenciária.

TRANSPORTE

Com a série de ataques, os ônibus da rede pública deixaram de circular em Natal no sábado (30) e continuaram parados neste domingo.

A Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do Estado informou neste domingo que convocou reuniões com os empresários do setor de transporte para que os veículos retornassem às ruas na segunda (1º).

De acordo com a secretaria, desde sexta (29) houve a prisão e apreensão de 51 suspeitos de participação nos ataques, entre adultos e adolescentes. Também foram recolhidos cerca de 30 coquetéis molotov em uma casa abandonada na capital do Estado.

Reprodução/Tv Globo
Ataques em Natal deixam ônibus e carros queimados
Ataques em Natal deixam ônibus e carros queimados

Endereço da página:

Links no texto: