Folha de S. Paulo


Com sanção de Haddad, Minhocão vai passar a se chamar João Goulart

Eduardo Knapp - 22.mai.2015/Folhapress
Elevado que liga a zona oeste à região central da cidade de São Paulo foi concluído em 1971 pelo prefeito Paulo Maluf
Elevado que liga a zona oeste ao centro de São Paulo foi concluído em 1971 pelo prefeito Paulo Maluf

O prefeito Fernando Haddad (PT) sanciona nesta segunda-feira (25) lei que muda o nome do Elevado Costa e Silva, o Minhocão, para Elevado Presidente João Goulart.

No mesmo dia, Haddad também deve decretar o projeto Ruas da Memória, que determina a mudança de nomes e símbolos que remetam ao regime militar na cidade.

A mudança foi aprovada na Câmara de São Paulo em 22 de junho. A maioria dos vereadores concordou em trocar o nome do general que comandou o país entre 1967 e 1969 para o do presidente deposto no golpe de 1964.

O projeto da mudança foi apresentado pelo vereador Eliseu Gabriel (PSB), que diz ser um "contrassenso" o nome do general ser mantido em plena democracia.

Construído pelo prefeito Paulo Maluf em 1971, o elevado liga a zona oeste à região central, fazendo conexão com os principais acessos à regiões sul e leste da cidade.

A proposta de Maluf –já considerada indevida por urbanistas à época– era aliviar o trânsito na região. A obra, porém, acabou deixando um rastro de degradação e desvalorização no entorno.

Com isso, a via virou alvo da maior polêmica urbanística da cidade. Desde a gestão Gilberto Kassab (PSD) ampliaram-se as discussões sobre a sua possível demolição.

O Plano Diretor aprovado pela gestão Haddad prevê estudos para a desativação do elevado ou a transformação da área no "parque Minhocão", dando fim ao tráfego de carros. Na contramão da ideia, porém, está a maioria dos paulistanos. Pesquisa Datafolha de setembro de 2014 mostra que só 7% deles são a favor da demolição.

FECHADO PARA CARROS

Em março deste ano, Haddad sancionou o projeto que formalizou o fechamento da via para carros de segunda a sexta, das 21h30 às 6h30, aos sábados, a partir das 15h, e aos domingos o dia todo. Após a lei, o local passou a ter o mesmo tratamento dos parques da cidade, com ronda da Guarda Civil Metropolitana, limpeza e iluminação.

Já o projeto que altera todos os nomes de vias da cidade que fazem homenagem a integrantes da ditadura militar não chegou a ser votado na Câmara. Por isso, Haddad deve fazer um decreto.

De acordo com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, há 38 logradouros associados à ditadura na cidade.


Endereço da página:

Links no texto: