Folha de S. Paulo


Passageiro enfrenta longas filas em 1° dia de regra mais rígida em aeroportos

Joel Silva/Folhapress
Passageiros enfrentam fila para fazer check-in no aeroporto de Guarulhos
Passageiros enfrentam fila para fazer check-in no aeroporto de Guarulhos

Com a inspeção mais rigorosa, os passageiros de voos domésticos enfrentaram longas filas para embarcar na manhã desta segunda-feira (18) no aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo. Agora, as normas de segurança dos voos domésticos são semelhantes ao embarque de viagens internacionais.

As longas filas de embarque começam antes mesmo de os passageiros chegarem à área de raios X nas primeiras horas da manhã. Funcionários do aeroporto desativaram as escadas rolantes e os passageiros foram obrigados a formar uma fila única para entrar na área de embarque.

A fila dava volta em todo o saguão do aeroporto até o passageiro conseguir passar o cartão de embarque. Após superar essa primeira etapa, os passageiros ainda tiveram problemas para passar pelos raios X. Os passageiros informaram à Folha que a revista estava muito demorada devido ao novo protocolo de segurança. Segundo funcionários, as filas começaram assim que a área de check-in foi aberta, por volta das 4h30, e continuaram até cerca de 9h30.

Com medo de perder seu voo, a professora Katia Porto, 58, chegou mais de 6 horas antes em Congonhas. "Recebi uma mensagem de uma amiga avisando das filas e corri para cá", diz ela.

O superintendente do aeroporto de Congonhas, Carlos Alberto da Silva Sousa, informou que houve um planejamento especial para o primeiro dia das novas regras. Mesmo assim, dos primeiros 63 voos da manhã, cinco atrasaram.

O número de funcionários da Infraero, que usam o colete "posso ajudar" e orientam os passageiros, aumentou de 8 para 15. "Foi uma fila fora da normalidade. É um período de adaptação. Nós vamos analisar as falhas de comunicação e corrigir", disse.

No portão de embarque em Congonhas não havia nenhuma placa com as novas regras por volta das 10h. Funcionários não avisavam aos passageiros das mudanças. As mensagens dos alto-falantes eram raras e com som abafado, difíceis de compreender.

AEROPORTOS

Sousa pediu que os passageiros cheguem mais cedo a partir de agora ao aeroporto. "Normalmente as pessoas chegam com uma hora de antecedência. A gente pede para que passem a chegar com uma hora e meia, duas horas de antecedência", afirmou.

Ele disse que o novo procedimento, implantado hoje, será permanente. Para tentar diminuir as filas nos próximos dias, o superintendente vai se reunir com as companhias aéreas e estudar como orientar o fluxo e a possibilidade de aumentar a quantidade de equipamentos de raios X. Hoje são 9 máquinas e todas estavam em funcionamento durante a manhã, de acordo com Sousa.

"Vamos ter ações para voltar a ter o nível de fluidez anterior. Para amanhã, vamos melhorar as informações. Acredito que na próxima semana esteja normalizado."

Fila para embarque no aeroporto de Congonhas

Nas redes sociais, muitos passageiros relataram dificuldades para conseguirem embarcar em Congonhas. "Aeroporto de Congonhas está um caos. Quem inventou essa nova revista esqueceu que o Brasil não está preparado nem pra isso", escreveu Eliza em sua conta no Twitter.

A Anac lamentou os problemas causados aos passageiros em alguns aeroportos, principalmente no de Congonhas, e pediu compreensão pois a "adoção desses procedimentos tem como único objetivo zelar pela segurança de todos os passageiros e seus familiares no transporte aéreo brasileiro".

A agência recomenda que os passageiros cheguem ao embarque com duas horas de antecedência e retirem antecipadamente notebooks, cintos, relógios e objetos metálicos antes da passagem pelos raios X para que o processo seja feito com mais celeridade.

RIO DE JANEIRO

Os passageiros que embarcavam no aeroporto Santos Dumont, no Rio, também enfrentaram longa fila para passar pela inspeção de bagagem e corporal logo pela manhã, das 6h às 7h desta segunda-feira.

Por volta desse horário, a fila que começava no detector de metais dava duas voltas pelo saguão superior do aeroporto, se estendendo por mais de 150 metros, segundo relatos de comerciantes e passageiros.

Segundo um lojista, que pediu para não ser identificado, passageiros chegaram a bater-boca com funcionários da Infraero, que controlavam o acesso à área de embarque, se queixando da longa demora.

Apesar disso, não houve atraso ou cancelamento de voos no Santos Dumont, segundo a Infraero. Uma fila de embarque prioritário foi usada para evitar que passageiros perdessem voos. Por volta das 8h, a fila estava normalizada.

Situação semelhante no aeroporto de Viracopos (Campinas) e de Ribeirão Preto.

No aeroporto do Galeão, no Rio, não houve registro de fila "atípicas", segundo a assessoria de imprensa da concessionária que cuida do aeroporto.

Reprodução/Facebook/Maria Ottilia Duarte
Passageiros reclamam da longa espera para embarcar com os novos protocolos da Anac
Passageiros no aeroporto Santos Dummont reclamam da longa espera para embarcar

NOVAS REGRAS

Com as novas regras, os passageiros devem retirar o notebook e outros dispositivos eletrônicos da bagagem de mão, deixando-os em outra bandeja ao passar pelos raios X. A justificativa é que o computador portátil dificulta a visualização do interior da bagagem.

As malas de mão também podem ser inspecionadas por agentes dos aeroportos. Antes de entrar nas salas de embarque de voos domésticos, os passageiros podem ser submetidos a uma revista corporal –o método para seleção de quais passageiros serão submetidos à revista não foi divulgado.

A inspeção será feita por um agente do mesmo sexo do passageiro e poderá ocorrer em local público ou, caso seja solicitado pelo passageiro, em área reservada acompanhada por uma testemunha. Segundo as novas regras, divulgadas pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) na última sexta (15), até mesmo crianças poderão ser revistadas.

As mudanças não alteram a lista de itens que já são proibidos na bagagem de mão, como objetos cortantes. As regras estão descritas em um tira-dúvidas com perguntas e respostas publicado pela Anac.


Endereço da página:

Links no texto: