Folha de S. Paulo


Com apoio de Haddad, comerciantes querem Ceagesp privada na zona norte

Apu Gomes/Folhapress
Trabalhador carrega carrinho com alimentos no Ceagesp, maior central de abastecimento da América Latina
Trabalhador carrega alimentos no Ceagesp, maior central de abastecimento da América Latina

O prefeito Fernando Haddad (PT) recebeu nesta quarta-feira (13) uma proposta de comerciantes para construir um novo entreposto de abastecimento em Perus, na zona norte de São Paulo, como uma alternativa à Ceagesp, na Vila Leopoldina (zona oeste).

Os 25 produtores e comerciantes de alimentos, que constituíram a empresa Nesp (Novo Entreposto de São Paulo), apresentaram o projeto, por meio de uma Manifestação de Interesse Privado.

O grupo, de comerciantes presentes na atual Ceagesp, quer uma gestão privada para o futuro entreposto, localizado em um terreno particular. Entretanto, ainda não há garantias de que o projeto será executado e nem há um prazo de construção.

Segundo um dos comerciantes, o empresário Sérgio Benassi, o custo do condomínio pago na Ceagesp é alto e a gestão não é eficiente. "Na Ceasa do Rio, que é administrada por uma cooperativa, eu pago R$ 20 o condomínio por metro quadrado e é mais bem cuidado. Aqui pago cerca de R$ 120", diz ele.

A Ceagesp é administrada pelo governo federal, que também é dono do terreno na Vila Leopoldina. Desde o início da sua gestão, Haddad defende a transferência do entreposto do local, valorizado por mudanças na nova lei de zoneamento.

Segundo a Nesp, a região de Perus é estratégica, por estar próxima do Rodoanel e de ferrovias. A prefeitura argumenta que a mudança diminuiria o fluxo de caminhões na Vila Leopoldina, reduzindo o trânsito e a poluição no bairro.


Endereço da página: