Folha de S. Paulo


Haddad mostra simpatia com projeto de plebiscito para grandes obras

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), manifestou simpatia à possibilidade de consulta popular para decidir sobre a realização de grandes obras na cidade, proposta aprovada pela Câmara Municipal no final de junho. Haddad deixou claro, no entanto, que não analisou ainda o texto da proposta.

O projeto de lei 476/2015 estabelece que obras previstas com valor elevado –acima do custo médio das esperadas no mesmo exercício financeiro– e que tenham significativo impacto ambiental serão tema de plebiscito.

Em visita ao CEU de São Miguel Paulista, na zona leste da capital, Haddad disse gostar da ideia, mas evitou uma palavra final sobre o assunto. "Sem me comprometer com a sanção integral, porque eu não conheço o texto, a ideia de ter mais um instrumento de consulta popular é importante para a cidade", afirmou.

O petista justificou que o procedimento já é adotado em "várias grandes metrópoles", mas fez uma ressalva. "Tem que saber usar a ferramenta. Não é para tudo que você faz plebiscito, tem outras formas de participação."

No entanto, para algumas questões, disse o prefeito, o plebiscito pode ser um instrumento muito importante de consulta.

Se sancionada por Haddad, a nova lei pode por sob consulta popular obras que tem sido tema de debate, como o destino do Minhocão ou o parque Augusta.


Endereço da página:

Links no texto: