Folha de S. Paulo


Leia perguntas e respostas sobre a agressão denunciada por Luiza Brunet

A atriz e ex-modelo Luiza Brunet, 54, afirmou ter sido agredida em Nova York (EUA) pelo ex-companheiro Lírio Albino Parisotto, 62, com quem estava junto havia cinco anos.

Desde que o caso veio à tona, na semana passada, Luiza e Parisotto têm dado declarações sobre o caso por meio de notas.

*

1. Qual é a acusação de Luiza Brunet contra o ex-companheiro Lírio Albino Parisotto, 62?
A atriz diz que foi agredida pelo empresário no dia 21 de maio, em Nova York. De acordo com o relato dela, ele a ofendeu verbalmente e lhe deu um soco no olho, seguido de chutes. Então a derrubou no sofá e a imobilizou até quebrar-lhe quatro costelas.

Para conseguir escapar, ela ameaçou gritar pelo concierge e se trancou no quarto até garantir que o companheiro não estava mais no local. Ficou lá até o dia seguinte, foi direto para o aeroporto e voltou ao Brasil. Na mesma semana, procurou um advogado e fez exames em um consultório particular.

2. Qual teria sido o motivo das agressões?
Segundo Brunet, a discussão começou em um restaurante, onde o casal estava com amigos. Parisotto teria se exaltado quando questionado se iria a uma exposição de fotos. Ele disse que não, porque da última vez foi confundido com o ex-marido da atriz.

3. Ela o denunciou?
Sim. Depois de um mês, a ex-modelo apresentou queixa ao Grupo de Atuação Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica (Gevid) do Ministério Público de São Paulo. O promotor de Justiça Carlos Bruno Gaya da Costa requisitou a realização de exames de corpo de delito e instaurou uma investigação criminal. O caso corre em sigilo.

Luiza Brunet
Agressão teria ocorrido em NY (EUA)

4. Quais medidas foram tomadas até agora?
Após a queixa, a Justiça decretou medidas de proteção. Parisotto está impedido de se aproximar de Brunet e de manter contato com ela por qualquer meio.

5. Em quais elementos a denúncia se baseia?
O laudo do IML (Instituto Médico Legal) se apoia nos exames de imagens que a atriz apresentou –mais de 20 fotos, segundo o promotor– e nos atestados médicos feitos quando ela buscou tratamento.

6. Por que ela só resolveu denunciar um mês depois?
Luiza Brunet afirmou em nota que teve medo e vergonha. Ela afirmou que "é doloroso aos 54 ter que se expor dessa maneira" e disse ter criado coragem por causa da situação das mulheres no Brasil. Desde 2012, ela é embaixadora de uma campanha contra a violência doméstica e o câncer de mama.

7. Se o caso aconteceu nos EUA, a denúncia não deveria ter sido feita lá?
A questão divide especialistas. O advogado George Niaradi, presidente da Comissão de Relações Internacionais da OAB-SP, cita o princípio da territorialidade e afirma que a atriz deveria ter procurado as autoridades americanas. Já o promotor Carlos Bruno Gaya da Costa e o advogado de Brunet, Pedro Egberto da Fonseca Neto, dizem que o local não interfere em nada.

Para o advogado Thiago Bottino, professor de Direito Penal da FGV Rio, o Código Penal brasileiro prevê a possibilidade de investigar aqui um ato cometido fora do país. "Há algumas condições: o crime tem que ter sido praticado por brasileiro, e a pessoa precisa ter voltado para o Brasil. O ato também precisa ser crime no outro país, entre outras questões."

8. Qual é a pena prevista para agressão no Brasil?
Pode chegar a três anos de prisão. Caso seja comprovada lesão grave, a pena pode aumentar, ultrapassando seis anos de detenção.

9. Quem é Lírio Albino Parisotto?
Filho de imigrantes italianos, o empresário já foi seminarista, gerente de recursos humanos, bancário, médico e comerciante. Hoje, aos 62 anos, é considerado o 29º homem mais rico do Brasil pela revista "Forbes", com uma fortuna de US$ 1,2 bilhão (cerca de R$ 3,9 bilhões). Ele construiu boa parte de sua riqueza no mercado de ações brasileiro.

Atua na área de mídia com sua empresa Videolar e também é dono da Innova, no setor de petroquímica. No ano passado, assumiu o controle da Usiminas, uma das maiores siderúrgicas do país e, em março, virou um dos proprietários de veículos do Grupo RBS de Comunicação. É ainda suplente do senador Eduardo Braga (PMDB-AM).

10. O que ele diz sobre as acusações?
Ele nega ter atacado Brunet e afirma ter sido agredido pela atriz no ano passado, durante um passeio de barco. Parisotto diz ter levado dez pontos devido ao ferimento, sem detalhar em qual parte do corpo. O empresário chamou a atriz de "muito agressiva" e de "criatura hipócrita".

No domingo, os advogados do empresário disseram em nota que ele está em viagem internacional e ainda não foi intimado pela Justiça ou pelo Ministério Público. "O empresário tem todo o interesse no esclarecimento dos fatos e confia na atuação do Poder Judiciário", escreveu a defesa.


Endereço da página:

Links no texto: