Folha de S. Paulo


Chuva na quinta deve acabar com seca de ao menos duas semanas em SP

A chegada de uma frente fria no meio da semana deve interromper o "veranico" pelo qual a capital paulista passa desde o final da semana passada. Na quinta-feira (7), além da ligeira queda de temperatura, a cidade deve voltar a ter chuvas após ao menos duas semanas.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as últimas chuvas que atingiram toda a região metropolitana de São Paulo foram há quase um mês, nos dias 6 e 7 de junho. Houve ainda uma chuva rápida entre 22 e 23 de junho, mas apenas em alguns pontos da região.

Luiz Carlos Murauskas/Folhapress
Faixa de poluição, sobre a cidade, observada na região da zona norte da capital
Tempo seco cria faixa acinzentada em São Paulo

"O longo período sem chuvas e ventos leva a uma piora na qualidade do ar, que fica parado, aumentando a concentração de poluentes", explica Josélia Pegorim, meteorologista da Climatempo. A chuva, que não deve ser muita, deve ajudar a melhorar essa qualidade.

Segundo Pegorim, o período de seca é normal para essa época do ano. "Na escala anual, julho e agosto são os dois meses mais secos em São Paulo, com menores índices médios de chuva", afirma. "O que foi excepcional foram as chuvas no começo de junho."

VERANICO

Em pleno inverno, São Paulo registrou nesta segunda-feira (4) a tarde mais quente desde 22 de maio, segundo o Inmet. A temperatura chegou a 26,4°C –em 22 de maio, os termômetros alcançaram 26,5°C.

O Inmet aponta temperaturas estáveis na terça-feira (5) e na quarta, com máxima de 29°C e mínima de 15°C. Os ventos vão de fracos a moderados com rajadas já a partir de terça. Na quinta, a tendência da temperatura é de declínio, com máxima de 24°C e mínima de 14°C. Na sexta-feira (8), a mínima pode chegar a 10°C.

Pegorim reforça que nem as chuvas nem a queda de temperatura devem ser muito sentidas. "Que ninguém fique esperando por tempestade. E também não dá pra dizer que a temperatura vai despencar", diz.


Endereço da página:

Links no texto: