Folha de S. Paulo


Cidade de São Paulo terá inverno seco e com temperaturas entre 12°C e 22°C

Para os paulistanos que reclamaram do frio do início de junho, quando as temperaturas ficaram próximas do zero grau na capital, tudo indica que o pior já passou.

Segundo a Climatempo, o inverno deste ano em São Paulo, que começa na segunda-feira (20), deverá ter pouca chuva e temperaturas dentro do normal para essa época do ano na cidade.

O que significa, segundo os registros históricos do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), mínimas de 12°C e máximas de 22°C.

Previsões que, segundo Alexandre Nascimento, meteorologista da Climatempo, quebram totalmente aquele dito popular que costuma dizer: "Se no outono está esse frio todo, imagina quando o inverno chegar".

Não está descartada, entretanto, a entrada de frentes frias um pouco mais fortes na cidade, o que derrubaria a temperatura para um pouco menos de 10º C. Mas não deve fazer calor no período, como ocorreu no ano passado.

Sobre a chuva, as notícias não são boas para quem tem problemas respiratórios crônicos, como rinites e sinusites. Se em julho ainda deve chover um pouco, o ar deverá ficar extremamente seco entre agosto e setembro.

Nas estimativas da Climatempo, poderá haver alguns dias com umidade do ar abaixo dos 20%, como em vários desertos do mundo. O que configura uma situação de gravidade na cidade.


Endereço da página:

Links no texto: