Folha de S. Paulo


Prefeitura tenta se isentar por mortes de moradores de rua e culpa doenças

Criticada por suposta omissão nas recentes mortes de cinco moradores de rua em dias de baixa temperatura em SP, a gestão municipal se esforça agora para afastar a responsabilidade nos óbitos.

Esse movimento da gestão ocorre também após a Promotoria ter anunciado que investigará a responsabilidade pela mortes na onda de frio.

Nesta quinta (16), o prefeito Fernando Haddad (PT) afirmou que os moradores de rua mortos tinham doenças preexistentes. "Em todos os casos, havia enfermidade prévia ao óbito", afirmou.

Ele, porém, admitiu que o frio pode agravar a situação de pessoas vulneráveis.

Apesar da afirmação do prefeito, até o momento, o IML (Instituto Médico Legal) esclareceu a causa da morte de apenas um deles.

"O laudo de um dos que permanecem desconhecidos constatou morte por broncopneumonia", afirmou, em nota, a Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Médicos ouvidos pela Folha apontam que, mesmo que os moradores de rua tivessem doenças preexistentes, a causa mais provável dos óbitos é a hipotermia. Trata-se de condição médica em que a temperatura corporal fica abaixo dos 35ºC. A temperatura ideal do corpo humano vai de 36,4ºC a 37,5ºC.

De acordo com Antônio Carlos Lopes, presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, as duas principais causas de morte de pessoas expostas a baixas temperaturas por períodos prolongados são a pneumonia e a arritmia cardíaca. "Não dá para culpar doenças pré-existentes." Ele explica que a combinação de frio e a grande produção de adrenalina podem resultar em casos de arritmia.

Lopes lembra que as condições de saúde fragilizadas que moradores de rua podem ter os expõem ainda mais ao risco. "O infarto do miocárdio ocorre 30% mais durante o frio em toda a população."

Clínico-geral do hospital Albert Einstein e professor da Faculdade de Medicina da Santa Casa, Ricardo Golmia também aponta que não é possível excluir a hipotermia como causa dos óbitos.

Segundo ele, a hipotermia pode ser causada por fatores primários, como a exposição ao frio, ou secundários, como as próprias doenças preexistentes agravadas pela exposição a baixas temperaturas.
De uma forma ou de outra "as más condições estão relacionadas", afirma.

CHAMADAS

De acordo com a prefeitura, durante a Operação Baixas Temperaturas, 181 chamados de resgate foram recebidos, 69 pessoas foram removidas pelo Samu e uma morte foi constatada ainda durante a chamada. A causa, porém, não seria hipotermia.

FALHAS NO ACOLHIMENTO - Apenas metade dos moradores de rua procura abrigos em São Paulo

POR QUE A PROCURA É BAIXA - Apenas metade dos moradores de rua procura abrigos em São Paulo


Endereço da página:

Links no texto: