Folha de S. Paulo


Necessidades locais devem orientar políticas públicas, diz Neca Setubal

Assista

As políticas públicas devem levar em conta as necessidades territoriais específicas. A ideia foi defendida pela socióloga Maria Alice Setubal, na abertura do seminário internacional Cidades e Territórios: Fronteiras e Encontros na Busca pela Equidade, que reuniu mais de 700 pessoas na Fecomércio, em São Paulo, neste dia 14 (terça-feira).

Neca, como a socióloga é conhecida, falou sobre a experiência de 10 anos da Fundação Tide Setubal no bairro de São Miguel Paulista, no extremo leste da cidade. "Adotamos um olhar sistêmico, interssetorial para pensar e realizar as ações. Não queríamos compactuar com a cultura da caridade, do assistencialismo e do patrimonialismo que costumava reger as relações com a comunidade", afirmou.

Segundo ela, o trabalho na zona leste foi feito com base nos eixos centrais da organização, que se baseia na construção conjunta, na importância do território, na gestão compartilhada dos espaços e, sobretudo, na ideia de participação e autonomia. "Temos muito orgulho das redes criadas ao lado dos moradores. Praticamos o diálogo e o respeito às diferentes posições em um tempo onde a polarização é a regra."

Para Neca, o esforço de implantação de políticas públicas que levem em conta os espaços será enorme, mas é o que poderá levar à redução das desigualdades sociais e, por fim, a uma sociedade mais justa e sustentável.


Endereço da página:

Links no texto: