Folha de S. Paulo


Homem que dormia na rua é achado morto após madrugada gelada em SP

Divulgação
Corpo de morador de rua que dormia em frente a estação do metrô Belém, na zona leste de SP
Corpo de morador de rua que dormia em frente a estação do metrô Belém, na zona leste de SP

Um homem que dormia em frente à estação Belém do metrô, na zona leste de São Paulo, foi encontrado morto na manhã desta sexta-feira (10) após a madrugada mais fria do ano.

De acordo com padre Júlio Lancellotti, da Pastoral do Povo de Rua, o homem, de 55 anos, estava sobre um pedaço de papelão, usando uma coberta fina.

A cidade de São Paulo registrou a madrugada mais fria de 2016 e também a com menor temperatura de junho desde 1994, afirmou o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A temperatura mínima da madrugada foi de 5,5°C no Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista.

O caso foi registrado no 81º DP, em Belém, e o corpo do homem foi levado para o IML (Instituto Médico Legal). Somente após a necropsia a causa da morte poderá ser confirmada. Padre Júlio não descarta que ele tenha morrido de frio e cobra da prefeitura a abertura de vagas emergenciais na região.

AVISO

De acordo com padre Júlio, ele foi avisado por moradores de rua sobre a morte. "É um local que tem grande pressão por vagas, com muitos irmãos de rua, mas nenhuma vaga emergencial foi aberta aqui", diz.

De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, 1.000 vagas em centros de acolhida foram abertas pelo Plano de Contingência para Baixas Temperaturas, iniciado em 16 de maio. Além destas, há outras cerca de dez mil fixas.

A pasta afirma que o homem não tinha nenhuma passagem por centros de acolhida e que a abordagem dos moradores de rua é feita diariamente em todas as regiões da cidade, inclusive nos arredores do metrô Belém.

O plano entra em operação sempre que a temperatura atingir um patamar igual ou inferior a 13º C ou sensação térmica equivalente. Há ainda a possibilidade de abertura de alojamentos de emergência se as vagas ofertadas forem insuficientes, o que não aconteceu até o presente momento.


Endereço da página:

Links no texto: