Folha de S. Paulo


São Paulo tem a madrugada mais fria de junho em 22 anos, diz Inmet

Keiny Andrade/Folhapress
São Paulo amanhece sob forte neblina após registrar a madrugada mais fria do ano
São Paulo amanhece sob forte neblina após registrar a madrugada mais fria do ano

A cidade de São Paulo registrou a madrugada de junho mais fria dos últimos 22 anos, afirmou Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

A temperatura mínima da madrugada desta sexta-feira (10) foi de 5,5°C no Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista. Essa é a menor temperatura do ano, superando a marca da madrugada desta quinta (9) quando a cidade registrou 8,9°C.

Se considerar apenas o mês de junho, segundo o órgão, a temperatura desta madrugada é a menor temperatura desde 30 de junho de 1994, quando a capital paulista registrou 5°C. De acordo com o Inmet, a menor temperatura daquele mês foi 1,2°C no dia 26 (recorde absoluto para junho), quando houve a onda de frio recorde da série histórica (iniciada em 1943).

Meteorologistas do Inmet também informaram que houve relatos de geadas isoladas em algumas cidades, como Itapevi, na região metropolitana. No Estado, a menor temperatura foi registrada em Barra do Turvo, no Vale do Ribeira: -0,2°C, superando a marca obtida nesta quinta (9), quando foi registrado 0,4° no mesmo local.

Para o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura, a cidade de São Paulo também estabeleceu um novo recorde de temperatura mínima durante a madrugada: em média, 5°C. Até então, a madrugada mais fria do ano havia sido registrada nesta quinta (9), quando o órgão registrou, em média, 8°C.

Nesta madrugada, a menor temperatura absoluta foi de 2,4°C, em Parelheiros, na zona sul da capital paulista, e a maior foi na Lapa (7°C), na zona oeste. Os dados são uma média das temperaturas registradas nas 26 estações meteorológicas automáticas do CGE na cidade.

Na série histórica, que leva em consideração os dados a partir de 2011, quando já operavam todas as estações meteorológicas, esta foi a madrugada mais fria desde o dia 29 de junho de 2011, quando o órgão registrou 6,2°C.

Michael Pantera, meteorologista do CGE, afirma que a queda da temperatura se deve a entrada de uma massa de ar de origem polar que chegou ao Estado na última quarta (8). Essa massa provoca acentuado declínio das temperaturas, que devem continuar baixas na Grande São Paulo nos próximos dias.

Nesta sexta (10), a manhã começa com céu claro, baixas temperaturas e muito frio para o paulistano. Segundo o CGE, a média registrada nesta manhã é de apenas 6ºC. No decorrer do dia o sol aparece entre poucas nuvens, elevando as temperaturas que podem chegar aos 19ºC. O tempo permanece estável, sem previsão de chuva.

PREVISÃO

Há ocorrência de névoa e neblina em alguns pontos da cidade. Com isso, os principais aeroportos de São Paulo operam por instrumentos para pousos e decolagens.

Para o fim de semana, as madrugadas continuam com queda de temperatura, com possibilidade de formação de nevoeiro nas áreas de baixadas, nos bairros mais afastados e nas áreas menos urbanizadas. Segundo o meteorologista, haverá novos recordes de temperatura mínima até a próxima segunda (13).

O sol aparece, mas a temperatura mínima deve ficar em torno dos 6°C e, a máxima, em torno de 16°C. sensação de frio persiste durante todo o fim de semana.


Endereço da página:

Links no texto: