Folha de S. Paulo


Polícia apura terceiro estupro coletivo no Piauí em pouco mais de um ano

A Polícia Civil investiga um novo caso de estupro coletivo no Piauí, desta vez em uma adolescente de 14 anos de Pajeú do Piauí, município a 407 km de Teresina e com cerca de 3.300 habitantes. Se confirmado, esse será o terceiro caso no Estado em pouco mais de um ano.

A garota foi encontrada desacordada nesta terça (7) em um banheiro do ginásio poliesportivo da cidade. Segundo as primeiras informações locais, a mãe adotiva flagrou o crime e ajudou a polícia a identificar e prender quatro suspeitos. Três são menores de idade –dois de 17 anos e um de 16– e o maior é um rapaz de 19 anos, esse um ex-namorado da vítima.

Segundo o delegado da cidade vizinha de Canto do Buriti, Yan Drayner, que investiga o caso, a mãe da vítima estava à procura da filha e soube que ela estaria no ginásio. Chegando ao banheiro do local, flagrou a filha inconsciente e os rapazes todos nus. "Ela começou a gritar pelo vigia e identificou um dos agressores, que foi logo preso."

Em depoimento, segundo a polícia, os suspeitos negaram conjunção carnal, mas confirmaram sexo oral com a adolescente, o que também configura crime de estupro. Em 2009, a lei foi alterada e passou a considerar como estupro, além da conjunção carnal, atos libidinosos. "Eles afirmam que o ato foi consensual e negam violência", disse o delegado. A polícia apura ainda se ela foi obrigada a ingerir bebida alcoólica antes do ato.

A garota passou a manhã fazendo exames e também recebeu um coquetel de medicamentos para evitar contaminação por doenças sexualmente transmissíveis. Levada à capital, Teresina, ela prestou depoimento à delegada Anamelka Cadena, titular do Núcleo de Feminicídio da Polícia Civil do Piauí. A vítima estava acompanhada da mãe e de uma representante do Conselho Tutelar.

OUTROS CASOS

Dos outros casos de estupro coletivo, um foi confirmado e está em fase de julgamento. Foi registrado em 27 de maio do ano passado, em Castelo do Piauí, onde cinco homens estupraram quatro jovens –uma delas morreu.

Outro estupro coletivo está sendo apurado em Bom Jesus (a 634 km de Teresina). Esse ocorreu há menos de um mês.

Thiago Amaral/Cidade Verde
Enterro de jovem morta após estupro coletivo em Castelo do Piauí em 2015

Endereço da página:

Links no texto: