Folha de S. Paulo


Paulistano tira casaco do armário e se prepara para frio de 7°C na sexta-feira

Com a promessa de queda da temperatura até o fim de semana, muitos paulistanos já tiram as roupas de inverno do armário, em pleno outono, e se preparam para enfrentar o frio.

As mínimas devem chegar a 7°C ou 8°C na próxima sexta (10) e continuar até domingo (12), devido a aproximação de uma massa de ar de origem polar que chega ao Estado de São Paulo nesta terça.

Segundo os meteorologistas do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura, haverá acentuado declínio das temperaturas especialmente no final do dia. A sensação térmica deve ser de mais frio ainda devido aos ventos gelados e com a possibilidade de chuviscos durante a madrugada.

"Vou tirar todos os casacos e lavar amanhã. É muita mão de obra", diz Aparecida Resende, 61. No fim de semana, a secretária afirma que vai fugir do frio, ficando em casa. "Vou fazer sopas, bolos e beber vinho, só isso", conta.

A corretora de seguros Thallyta Petrela, 21, se assusta com a previsão do tempo para o fim de semana. "Estou sofrendo só de saber", diz ela, que andava com um casaco pesado, com o capuz protegendo o rosto. Ela afirma que já lavou as roupas de inverno e os edredons. "Está tudo pronto. Vou ficar em casa vendo filme, comendo e dormindo. Não anima sair", conta.

A médica Miris Cavalcante, 60, tirou também os aquecedores do armário. Os dois já estão limpos e a postos na sala e no quarto de dormir. "Na segunda quinzena de maio eu levei todos os casacos e colchas na lavanderia. Embalei as roupas de verão e coloquei lençóis de flanela na cama", conta ela.

A médica também aproveitou para reforçar o guarda-roupa e comprou calças e blusas de lã. Os aquecedores, até agora, não foram usados. "Talvez neste fim de semana", diz.

CAMADAS DE ROUPAS

Para Danilo Moreira, 27, o frio traz um inconveniente: ter que usar várias camadas de roupa para trabalhar. "Eu sou adepto da calça jeans e camisa. No inverno tenho que mudar bastante", afirma ele, que levava um blazer, além da camisa e uma blusa de lã.

O analista de suporte Flávio Sampaio, 47, reclama do peso adicional das roupas na mochila do trabalho. "Quando vou tirando as camadas, guardo na mochila, que fica cheia."


Endereço da página:

Links no texto: