Folha de S. Paulo


Chuva desta segunda equivale a 60% da média esperada para o mês em SP

A cidade de São Paulo teve, nesta segunda-feira (6), o volume médio de chuva de 26,9mm. A média esperada para junho, de acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo), é de 45,2mm –ou seja, o volume médio desta segunda equivale a 60% da média histórica para o mês.

Em apenas seis dias, o volume acumulado de chuvas em São Paulo é de 137,9mm, o que corresponde a 205% acima da média histórica do mês. O valor contrasta ainda mais se comparado com o acumulado médio de junho de 2015, que foi de apenas 17,6mm.

Fatores para queda de árvore

A forte chuva que caiu sobre São Paulo na tarde desta segunda deixou a cidade inteira em estado de atenção, levou o córrego do Ipiranga a transbordar, derrubou árvores e alterou a visibilidade nos aeroportos de Congonhas e Cumbica.

Segundo o CGE, todas as regiões da cidade entraram em estado de atenção para alagamentos às 15h40, durante forte chuva. O Ipiranga chegou a entrar em estado de atenção –o córrego transbordou.

Os aeroportos de Congonhas e Cumbica chegaram a ter que operar apenas com o auxílio de aparelhos devido às baixas condições de visibilidade, mas não tiveram que fechar para pousos e decolagens.

Os estados de atenção foram encerrados às 18h15. O extravasamento do córrego do Ipiranga terminou pouco antes, às 18h. Segundo o Corpo de Bombeiros, foram registradas ao menos 50 quedas de árvores na região metropolitana de São Paulo. Não há notícia de vítimas.

Em maio, uma pancada de granizo derrubou 180 árvores, matou uma mulher e gerou diversos danos a veículos e casas. No domingo (5), uma tempestade em Jarinu, a 68 km da capital, causou uma morte, deixou cerca de 50 feridos e um cenário de destruição.

Olha a árvore

PRÓXIMOS DIAS

De acordo com o CGE, o tempo fechado e chuvoso se mantém no início da terça-feira (7), com potencial para novos alagamentos, quedas de árvores e deslizamentos de terra. Ao longo do dia, no entanto, as condições melhoram. Na quarta-feira (8), também é menor a incidência de chuvas.

O que ocorre, porém, é a queda considerável de temperatura: a mínima é de 11°C, com máxima de 18°C. Na véspera, a mínima é de 16°C, com máxima de 20ºC.


Endereço da página:

Links no texto: