Folha de S. Paulo


Vale nega adulteração de dados sobre lama em MG apontada em reportagem

A Vale publica nesta sexta-feira (3) na Folha anúncio no qual contesta a reportagem "Vale adulterou dados sobre lama em barragem após tragédia, diz PF", publicada em "Cotidiano", na terça (31).

Nele, a empresa nega "veementemente" que tenha adulterado dados, "como alega a Folha". Afirma não poder alterar informações sobre o lançamento de lama na barragem de Fundão, em Mariana (MG), que se rompeu no ano passado, pois a estrutura é operada pela Samarco.

A mineradora admite, porém, ter feito "retificações" um mês após a tragédia por "divergências no entendimento de conceitos técnicos" e por "equívocos de digitação". Diz ainda ter informado o Departamento Nacional de Produção Mineral, a Polícia Federal e o Ministério Público sobre as mudanças nos relatórios de 2010 a 2014.

A Folha mantém as informações publicadas. Segundo informe da PF, a adulteração "tem ocorrido para que a Vale se exima de suas responsabilidades com relação aos rejeitos depositados pela mesma na referida barragem".

A barragem que ruiu em novembro, deixando 19 mortos e poluindo o rio Doce até o litoral do Espírito Santo, pertence à Samarco, empresa da Vale e da anglo-australiana BHP Billiton. A Vale lançava lama na estrutura.


Endereço da página:

Links no texto: