Folha de S. Paulo


'Nunca quis manipular nada', diz empresário sobre licitação de troféus

O empresário Waldir Presotto, sócio das empresas AW Sports e Mega Dados, afirmou que não teve a intenção de manipular a licitação do governo de São Paulo que previa comprar R$ 148 milhões em troféus e medalhas.

A concorrência foi cancelada pela gestão Alckmin (PSDB) após questionamentos da Folha. A reportagem descobriu que duas empresas geridas por Presotto participaram da disputa. Elas funcionam na mesma casa, na Lapa (zona oeste da capital).

Editoria de Arte/Folhapress
DISPUTA PREMIADAGoverno Alckmin fez licitação de R$ 148 milhões para comprar troféus e medalhas

Segundo o advogado Rodrigo Matheus, mestre em direito do Estado, se houver provas de que uma pessoa comanda duas empresas que participaram de uma mesma licitação, a competição não é válida. "Isso quebra o princípio de concorrência", diz.

Por telefone, o empresário Waldir Presotto afirmou que inscreveu as duas na disputa para evitar ser prejudicado por "problemas no sistema do pregão eletrônico". Disse que, assim, se fosse desclassificado com uma empresa, ele continuaria com a outra.

Leia abaixo a entrevista concedida à reportagem:

*

Folha - Por que o sr. inscreveu duas empresas na licitação? As duas funcionam no mesmo endereço.

Waldir Presotto - Não é o mesmo endereço. Legalmente, a AW Sports não está aqui. Está registrado em outro endereço. Tenho tudo certinho na prefeitura.

No site da AW, que vende material esportivo, consta no mesmo lugar da Mega Dados.

É, no site está. É que meu filho alterou, ele trabalha aqui, fica mais fácil de encontrá-lo. Mas na Junta [Comercial] está registrado outro endereço.

A empresa Mega Dados também é sua?

Está registrada no nome da minha filha e do marido dela.

Por qual motivo o sr. inscreveu as duas empresas na mesma licitação?

A Mega Dados não entrou para a disputa, só dei uns lances iniciais. Quem participou foi a AW Sports. Isso a gente faz, é normal.

O sistema de pregão eletrônico é um problema. Se você erra um lance, comete qualquer errinho bobo, é desclassificado e não consegue voltar. Já fiquei de fora por um erro bobo. Então esse é um cuidado que a gente tem [inscrever duas empresas na disputa]. Se der errado em uma, e eu for desclassificado, tento com a outra. Nunca fiz jogo de empresas, não era intenção manipular nada.

Por que o sr. fez lances diferentes com as duas? Lances muito altos em um e mais baixos com a outra.

Fiz isso porque era o valor máximo que eu podia dar. Era só pra eu ficar no pregão caso eu fosse desclassificado com a outra empresa.

O sr. não teve receio de que, se fosse descoberto, poderia ser desclassificado da concorrência da licitação?

As empresas não têm o mesmo proprietário, uma está no nome da minha filha. O que eu fiz não é ilegal, uma empresa não tem nada a ver com a outra. Cada uma tem uma vida diferente. Me calcei muito bem em tudo. Eu não quero ser interpretado mal, sou honesto, aqui ninguém é bandido.


Endereço da página:

Links no texto: