Folha de S. Paulo


Tráfico, tiro e funk marcam cenário de estupro de menina de 16 anos no Rio

Gabriel de Paiva - 26.mai.2016/Agência O Globo
Adolescente, vítima de estupro coletivo, deixa hospital ao lado da mãe, no Rio
Adolescente, vítima de estupro coletivo, deixa hospital ao lado da mãe, no Rio

"Isso aqui é um bangue-bangue. Espero que, após essa tragédia, o tráfico nos deixe em paz", diz o aposentado Ronaldo Pinto, 57, em referência ao estupro de uma jovem de 16 anos em uma favela do complexo São José Operário, zona oeste do Rio de Janeiro.

Ele é vizinho da comunidade onde o crime aconteceu, na madrugada de sábado (21), após a jovem ter encontrado em um baile funk um rapaz com quem estava "ficando".

A garota conta que foi para uma casa com ele e, a partir daí, só se lembra de ter acordado no domingo (22), em outro imóvel, no morro da Barão. Estava dopada, nua e, diz, sendo observada por 33 homens armados de fuzis e pistolas. A polícia suspeita que eles integrem a quadrilha de traficantes da região.

"A calma não existe mais. Nos últimos anos, vejo da minha cama a cena quase irreal de balas de fuzil colorindo o céu", afirma o aposentado.

Vídeo da Polícia Civil

Vídeo da Polícia Civil gravado na casa onde aconteceu o estupro

A Folha conversou com moradores do complexo e todos relatam que tiroteios e festas com consumo de drogas no meio da rua fazem parte da rotina da comunidade. A maioria pediu anonimato.

"Tem coisas que só vendo para acreditar. Garotas se prostituindo pela droga também é uma cena comum", disse um morador do morro da Barão, que confessou "se divertir" nos bailes funk bancados pelos traficantes.

"Isso deve ter acontecido outras vezes. Como disse um conhecido, se esses rapazes não tivessem colocado essas fotos na internet, ninguém saberia de nada", completou.

Na gravação, um grupo de homens, em meio a risadas, toca nas partes íntimas da garota e diz que ela foi violentada por "mais de 30". Em 2009, a lei 12.015 foi alterada e passou a considerar, além da conjunção carnal, atos libidinosos como crime de estupro.

A menina disse ter acordado com homens em cima dela. A polícia, porém, trabalha com cautela. Diz já ter "indícios veementes" de abuso, ouviu suspeitos, sendo um deles neste sábado (28), mas não pediu a prisão de ninguém.

A defesa da adolescente reclamou da lentidão, chamou os investigadores de "machistas" e pediu que uma delegada assuma o caso —a polícia não comentou as críticas.

OPERAÇÕES

No morro, para atrair mais consumidores, os traficantes realizam festas todas as sextas. Na última (27), o baile não aconteceu, já que a PM buscava suspeitos de participação no estupro da jovem.

"Vejo homens armados toda hora. Já vi até mortes. Você acaba nem ligando. Mas esse estupro foi demais. Nunca pensei que chegaria nesse nível", disse um morador.

A favela da Barão se tornou famosa pela violência no final da década passada, depois do início da política de pacificação do governo Sérgio Cabral, em 2008. Ela virou reduto de criminosos do Comando Vermelho em fuga de outras comunidades.

No Complexo de São José Operário, os traficantes da Barão são conhecidos pelo forte armamento e pelo grau de pureza da cocaína vendida.

Editoria de Arte/Folhapress
ONDE FOI O CRIME Caso é investigado pela Polícia Civil e Ministério Público do Rio

Operações policiais são raras e dificultadas pela questão geográfica. A comunidade começa no final da rua Barão e sobe pelo morro, dando aos traficantes uma visão total da movimentação.

Antes de ser ocupado pelo tráfico, a favela era comandada por milicianos, que exploravam a venda de gás e de TV a cabo. Na região de Jacarepaguá, o complexo é dividido por uma linha imaginária traçada pelos "donos" das favelas.

De um lado, os mototaxistas só podem levar moradores para a Barão. Do outro, eles só dirigem no sentido da favela da Chacrinha, que é comanda pela milícia. A cor do colete identifica os motoqueiros.


Endereço da página:

Links no texto: