Folha de S. Paulo


SP registra a madrugada mais fria do ano; frio deve continuar

Adailton Damasceno/Brazil Photo Press/Folhapress
Nas primeiras horas da manhã, o termômetro marcava 12° na avenida Paulista
Nas primeiras horas da manhã, o termômetro marcava 12°C na avenida Paulista

A cidade de São Paulo registrou nesta terça-feira (24) a madrugada mais fria do ano, em média, 9,3°C, de acordo com informações do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura. A temperatura oscilou entre 7,5°C e 10,9°C.

Na medição oficial do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o Mirante de Santana, na zona norte de São Paulo, registrou a temperatura mínima mais baixa do ano: 9,5°C. Até então, a menor mínima do ano havia sido registrada no dia 2 de maio (10°C).

Considerando-se a série dos meses de maio do Inmet, a mínima desta terça é a menor temperatura registrada desde 31 de maio de 2007, quando marcou 9°C. Em relação a dias sequenciais, é a menor temperatura desde 27 de setembro de 2013, quando registrou 9,1°C.

Os dados do CGE são uma média das temperaturas registradas nas 26 estações meteorológicas automáticas na cidade. A madrugada mais fria deste ano, até então, havia sido registrada em 2 de maio, quando os termômetros registraram, em média, 10,2°C.

A menor temperatura absoluta registrada nesta madrugada foi de 7,5°C, em Capela do Socorro, na zona sul da capital paulista, e a maior foi em Pinheiros (10,9°C), na zona oeste. Contudo, a menor absoluta do ano foi registrada no dia 2 de maio, com 7,3°C, também em Capela do Socorro.

A última vez em que uma temperatura média foi de 9,3°C, segundo o CGE, foi durante a madrugada no dia 14 de agosto de 2014, em pleno inverno.

SENSAÇÃO TÉRMICA

Por volta das 17h desta segunda (23), a Defesa Civil colocou em estado de atenção (quando a sensação térmica é inferior a 13°C) em toda a cidade e alerta (quando é inferior a 10°C) na região da zona sul. Às 23h40, as estações do CGE marcavam temperatura de 11ºC, com sensação térmica de 10ºC, na maioria dos bairros paulistanos.

A partir da declaração da atenção, órgãos da prefeitura passam a dar encaminhamento ou acolhimento a pessoas em situação de risco na cidade, caso haja chamadas.

Michael Pantera, meteorologista do CGE, afirma que a queda da temperatura se deve a entrada de uma massa de ar de origem polar que chegou ao Estado na tarde desta segunda. Essa massa provoca acentuado declínio das temperaturas, que devem continuar baixas na Grande São Paulo nos próximos dias.

"As condições de chuviscos e chuvas fracas, somadas aos ventos moderados que sopram do oceano, aumentam a sensação de frio nesta manhã de terça", disse Pantera.

A temperatura máxima nesta terça não deve ultrapassar os 18°C. Por volta das 8h20, a cidade registrava, em média, 11°C. No período da tarde o sol volta a predominar e ajuda a diminuir a sensação de frio.

O frio que, um pouco mais suave, deve continuar até o feriado de Corpus Christi, que deve ter também períodos de chuva na Grande São Paulo e em outras regiões do Estado, segundo o Inmet. As temperatura mínimas e máximas vão continuar a subir, pouco a pouco, até o fim de semana.

Porém, o feriado de Corpus Christi terá um típico clima de outono, marcado pela instabilidade. Enquanto os termômetros vão ficar entre 15º C e 23º C, não estão descartados dias chuvosos entre quinta-feira (26) e domingo (29).


Endereço da página:

Links no texto: