Folha de S. Paulo


Promotoria vai apurar trote de Haddad em comentarista de rádio

Adriano Vizoni/Folhapress
SAO PAULO - SP - BRASIL, 30-10-2014, 18h20: PREFEITO HADDAD NA FOLHA. O prefeito Fernando Haddad (PT) durante entrevista para a TV Folha. (Foto: Adriano Vizoni/Folhapress, COTIDIANO) ***EXCLUSIVO FSP***
O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, durante entrevista na Folha

O Ministério Público de São Paulo abriu inquérito para investigar o trote que o prefeito Fernando Haddad realizou na segunda-feira (16), ao publicar uma agenda falsa de compromissos para induzir um crítico do governo ao erro.

A portaria, emitida pelo promotor Nelson Luís Sampaio de Andrade, cita reportagens da Folha e de "O Estado de S. Paulo" que noticiaram o caso, que teve como alvo o comentarista Marco Antonio Villa, da rádio "Jovem Pan".

O texto diz que a conduta, "além de incompatível com a dignidade e decoro do cargo, afronta diretamente os princípios da publicidade, da transparência, da impessoalidade, da moralidade e do interesse público". O trote é considerado pelo MP como improbidade administrativa e cobra esclarecimentos de Haddad em até dez dias.

O TROTE

A agenda oficial da Prefeitura de São Paulo foi divulgada na tarde de domingo. Todos os veículos de imprensa que fazem a cobertura do dia a dia de Haddad, por exemplo, receberam o e-mail. Na relação de compromissos constava apenas a informação: "A partir de 8h30 - Despachos internos".

Reprodução
Agenda falsa do prefeito Haddad
Agenda falsa do prefeito Haddad

No início da tarde de segunda, o prefeito revelou, em sua página no Facebook que havia usado a agenda oficial do município para o trote em Villa.

Haddad chegou a pedir desculpas a quem se sentisse ofendido, mas justificou o procedimento como uma forma de expor o comentarista. "Imagino que os cidadãos tenham o direito de saber quem desonra o jornalismo", escreveu.

Em nota, a Prefeitura de São Paulo afirmou que "causa certo espanto" a abertura do inquérito e que prestará as informações solicitadas. Confira abaixo a íntegra do comunicado:

Em um momento em que a Prefeitura celebra importante parcerias com o Ministério Publico no combate à corrupção, levando à prisão servidores corruptos, bloqueando bens, reavendo valores desviados em gestões passadas, havendo tantas acusações relevantes de corrupção e desvios atinentes a atrasos em obras e serviços de outras esferas governamentais ainda sem a devida atenção (recentemente Ação Civil em que se questionava o uso dos recursos das multas de trânsito pelo Estado foi extinta por erro grosseiro da inicial assinada por promotor, não corrigida no prazo fixado pelo juiz!), causa certo espanto a abertura de inquérito para investigar a divulgação da agenda do Prefeito.

De qualquer forma, a Prefeitura prestará as devidas informações sobre sua agenda ao promotor oficiante, no momento adequado, muito embora os fatos já tenham sido amplamente divulgados e esclarecidos pelas mídias tradicionais e digitais.

PROCESSO

A Secretaria de Comunicação da prefeitura anunciou nesta quinta que Haddad vai processar o comentarista por calúnia, injúria e difamação. "As provas estão sendo catalogadas e dizem respeito a um ataque frontal a pessoa do prefeito. Inclusive com ataques pessoais." Ainda segundo o órgão, a agenda publicada na segunda não contém inverdade, "apenas foi publicada nos moldes daquela dos políticos tradicionais".

Ao saber do processo, Villa disse que irá se defender e que "não tem medo". "Já bati de frente com Lula, vou ter medo de Haddad? Ele fez um ato de improbidade administrativa. É um moleque que fica brincando com a agenda. Ele que venha, eu vou me defender, ganhar e depois processá-lo para pagar meu advogado", afirmou o historiador.


Endereço da página:

Links no texto: