Folha de S. Paulo


Exército deve ocupar seis favelas durante a Olimpíada do Rio, em agosto

Leo Correa - 5.out.2014/Associated Press
A resident cycles past a soldier standing guard during general elections in the Nova Holanda slum, inside the complexo da Mare in Rio de Janeiro, Brazil, Sunday, Oct. 5, 2014. Brazilians are casting ballots in a presidential election expected to force a three-week runoff campaign between incumbent Dilma Rousseff and one of her two top challengers, either former environment minister and senator Marina Silva or Aecio Neves. Brazilians are also deciding congressional races and electing governors. (AP Photo/Leo Correa) ORG XMIT: XLC101
Ciclista passa por soldado no Complexo da Maré, em 2014

As Forças Armadas estão sendo preparadas para ocupar seis favelas do Rio durante a Olimpíada, em agosto. Um estudo elaborado por militares e pela secretaria de Segurança do Estado do Rio prevê ações em comunidades próximas às vias por onde irão passar turistas, autoridades e delegações de atletas.

Nesta quinta (12), o tenente-coronel Luciano Carvalho de Souza, integrante da equipe da Segurança, confirmou o estudo em uma audiência pública na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio).

No início da noite, a assessoria da pasta divulgou nota informando que não "há uma definição sobre a ocupação de novas comunidades". O Ministério da Defesa confirmou ações de policiamento na área de Deodoro –onde acontecerão parte dos eventos.

O assunto vem sendo tratado de forma sigilosa e o estudo vai levar em conta o cenário da cidade durante os Jogos. O aumento nas estatísticas de violência e a crise econômica no Rio, que interrompeu os investimentos na área de segurança no Estado, levaram ao estudo.

Vem chamando a atenção o grande número de casos de balas perdidas em comunidades e o aumento da violência em vias importantes como a Linha Amarela.

Marco Antonio Rezende/Folhapress
ORG XMIT: 395101_1.tif ESPECIAL-Vista geral da comunidade da Cidade de Deus, ladeando a Linha Amarela, zona oeste do Rio. A favela serviu como inspiração e cenário para a produçnao do filme Cidade de Deus. Apesar da fama conquistada pelo filme moradores reclamam de discriminação e do aumento da violencia policial.- Rio 10-01-2003- Foto Marco Antonio Rezende/ Folhapress-Cotidiano- Rio de Janeiro.
Vista geral da Cidade de Deus, ladeando a Linha Amarela, na zona oeste do Rio

No último sábado (7), a adolescente Ana Beatriz Frade, 17, morreu após ser baleada numa tentativa de assalto na via expressa, que liga o Aeroporto Internacional do Galeão à Barra da Tijuca, na zona oeste da cidade.

Pela mesma via passarão as delegações e autoridades que seguirão do aeroporto ao parque olímpico na Barra. Junto à avenida estão duas comunidades vistas como problemáticas: Manguinhos e o Complexo da Maré, onde a crise econômica impediu a instalação de uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora).

Militares –em alguns casos, com auxílio da Polícia Militar– devem concentrar-se nos acessos às comunidades, impedindo a ação de traficantes armados.

A operação contempla ainda a Cidade de Deus, também localizada junto à Linha Amarela, já próxima à chegada da Barra, além de três comunidades na zona norte: Muquiço, Chapadão e Pedreira. As três favelas ficam a um quilômetro do parque olímpico de Deodoro. Na semana passada, um blindado do Exército foi atacado por traficantes no Muquiço, o que levou os militares a uma ação na comunidade.

O estudo deixa de lado os complexos do Alemão e da Penha, na zona norte, áreas em que as UPPs têm enfrentado resistência de traficantes de drogas.


Endereço da página:

Links no texto: