Folha de S. Paulo


Em protesto contra liberação do Uber, taxistas fecham 23 de Maio

Taxistas bloquearam na tarde desta terça-feira (10) os dois sentidos da avenida 23 de Maio, na altura da Bela Vista (região central) em protesto contra decisão do prefeito Fernando Haddad (PT) de liberar o Uber na cidade.

Após negociação, a Polícia Militar liberou uma faixa em cada sentido.

Em razão do bloqueio, o trânsito está lento no corredor Norte-Sul –segundo a CET, às 18h havia 5,4 km de congestionamento no sentido Santana e 3,2 km no sentido do aeroporto de Congonhas. O trânsito total da cidade está abaixo do habitual: 61 km, ante uma média entre 70 km e 114 km para o dia da semana e para o horário.

No início da tarde, a rua Líbero Badaró, ao lado da sede da Prefeitura de São Paulo, foi fechada pelos taxistas.

"O Haddad está prejudicando as famílias de quem pagou R$ 60 mil no táxi preto recentemente. Ele está destruindo a categoria num canetaço. Ele está sucateado o serviço e dizimando famílias ", disse o taxista Ricardo Nagaoka, 36. Segundo ele, os taxistas são chamados de "bandidos" injustamente porque reivindicam seus direitos.

Para o taxista Valdecy Silva de Lima, 33, o Uber abre um precedente de informalidade. "Se liberar, qualquer empresa, de qualquer ramo, vai começar a terceirizar", disse.

Eduardo Geraque
Taxistas bloqueiam a avenida 23 de Maio nos dois sentidos em protesto contra liberação do Uber
Taxistas bloqueiam a avenida 23 de Maio nos dois sentidos em protesto contra liberação do Uber

REAÇÃO

O vereador Adilson Amadeu (PTB) disse que pretende entrar com o projeto de decreto legislativo (PDL) para derrubar o decreto de Haddad no Legislativo. Porém, precisará do apoio de 37 dos 55 vereadores para isso.

Motoristas que atuam com táxi preto (mais luxuoso) -criados por Haddad no ano passado- estão entre os manifestantes. Eles reclamam da concorrência desleal feita pelo Uber black.

"Muitos de nós financiaram carros e pagamos mais de R$ 60 mil de outorga. Agora ele libera o Uber. Se eu soubesse lá atrás, não teria entrado. Seria mais fácil alugar um carro branco do que comprar um carro para entrar no preto", disse Jonatas Silva dos Santos, 32, que há 3 meses foi sorteado com um alvará de táxi preto. Segundo ele, todos tiveram rendimentos reduzidos com o crescimento do Uber.


Endereço da página:

Links no texto: