Folha de S. Paulo


Ex-diretor de manicômio é demitido de coordenação na Saúde

Alan Marques/Folhapress
BRASÍLIA, DF, BRASIL, 01.03.2016. Valencius Wurch Duarte Filho, coordenador de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde, dá entrevista exclusiva sobre o programa do governo para sua área. (FOTO Alan Marques/ Folhapress) COTIDIANO*** EXCLUSIVO ***
O psiquiatra Valencius Wurch Duarte Filho

Alvo de protestos de entidades em defesa da reforma psiquiátrica, o coordenador nacional de saúde mental do Ministério da Saúde, Valencius Wurch Duarte Filho, foi demitido do cargo nesta segunda-feira (9).

A exoneração, publicada no "Diário Oficial" da União desta segunda, ocorre uma semana após a saída do então ministro da Saúde Marcelo Castro, que o havia indicado para o cargo no fim de dezembro.

A nomeação de Duarte Filho, que é ex-diretor técnico do manicômio Casa de Saúde Dr. Eiras (RJ) –local apelidado no passado de "casa dos horrores" devido a denúncias de violações de direitos humanos, como prática de eletroconvulsoterapia e alimentação insuficiente dos pacientes–, gerou protestos em todo o país ao longo dos últimos meses.

Representantes do movimento antimanicomial chegaram a ocupar uma das salas do prédio da Coordenação Nacional de Saúde Mental por 121 dias para exigir a demissão do novo coordenador. O grupo deixou o local em abril, durante ação de reintegração de posse.

Com a saída de Castro, a demissão de Duarte Filho já era esperada. Na quinta-feira (5), representantes fizeram um novo pedido ao ministro interino, Agenor Álvares, durante reunião do Conselho Nacional de Saúde, para que a demissão ocorresse.

Natália Cancian/Folhapress
Entidades protestam contra indicação de ex-diretor de manicômio na Saúde
Entidades protestam contra indicação de ex-diretor de manicômio na Saúde

Endereço da página:

Links no texto: