Folha de S. Paulo


Justiça manda interditar ciclovia que desabou no Rio

A Justiça do Rio mandou interditar, nesta sexta (6), toda a ciclovia da avenida Niemeyer, que liga os bairros do Leblon e São Conrado. Um trecho dela desabou no dia 21 de abril, matando duas pessoas.

A ciclovia ficará interditada até que laudo técnico comprove a inexistência de risco de desabamento em outros pontos da pista.

Após o acidente, pedestres e ciclistas continuaram usando a ciclovia, mas eles eram obrigados a desviar do trecho que desabou e passar pelo asfalto, dividindo espaço com os veículos.

"A interdição deve incidir sobre todo o trecho que interliga os bairros de São Conrado e Leblon, inclusive para evitar o risco de acidentes e atropelamentos de ciclistas e pedestres, que se veem obrigados a desviar de bloqueios, dividindo a avenida", diz trecho da decisão, do juiz Marcelo Martins Evaristo da Silva, da 9ª Vara de Fazenda Pública.

Se a prefeitura descumprir a decisão, terá que pagar multa diária de R$ 5 mil.

Procurada pela Folha, a Prefeitura do Rio disse que não foi notificada da decisão, mas vai providenciar a interdição.

PERÍCIA

Nesta semana, perícia realizada pelo ICCE (Instituto de Criminalística Carlos Éboli), da Polícia Civil, reafirmou o que especialistas vinham dizendo: a causa do desabamento de um trecho da ciclovia foi uma falha de projeto.

O exame dos peritos constatou que o projeto executivo, elaborado pelo consórcio Contemat/Concrejato, responsável pela obra, não levou em conta o impacto da ressaca do mar na pista.


Endereço da página:

Links no texto: