Folha de S. Paulo


Após determinação da Justiça, PM deixa o Centro Paula Souza; veja vídeo

PM deixa Paula Souza

Após passar todo o dia no Centro Paula Souza, a Polícia Militar deixou a unidade no centro de São Paulo às 19h45 desta segunda-feira (2).

O oficial responsável se reuniu com os alunos por alguns minutos. Logo depois, a tropa saiu pela porta dos fundos do centro.

Durante todo o dia, policiais com escudos e exoesqueletos –traje que a PM passou a utilizar após os protestos de junho de 2013, que protegem tronco e membros contra objetos perfurantes– foram alvos de gritos de guerra por parte dos estudantes. Depois da saída da PM, os estudantes pediram para todos que não são alunos deixarem o prédio.

Adriano Vizoni/Folhapress
Policiais militares deixam o Centro Paula Souza, ocupado por estudantes, na noite de segunda (2)
Policiais militares deixam o Centro Paula Souza, ocupado por estudantes, na noite de segunda (2)

INVASÃO ILEGAL

A PM entrou no Centro Paula Souza na manhã desta segunda, mesmo sem mandado judicial. No domingo (1º), a Justiça decidiu pela reintegração de posse do prédio, mas pelo trâmite legal a PM deveria aguardar que um mandado fosse entregue aos ocupantes.

O juiz da Central de Mandados do Tribunal de Justiça, Luis Manuel Pires, afirmou que a ação foi ilegal, deu 72 horas para a Secretaria de Segurança Pública (SSP) explicar de quem saiu a ordem para ação e exigiu "imediata suspensão de qualquer ato por parte da Segurança Pública do Estado de São Paulo com o fim de ingressar no imóvel público objeto da ação judicial".

A secretaria disse que a entrada no Centro foi para garantir a segurança dos funcionários e professores que chegaram para trabalhar no prédio administrativo anexo e afirmou que a ocupação dos estudantes foi mantida, portanto, não sendo cumprida a reintegração de posse.

Sobre a saída da PM, a pasta informa que não acatou a ordem judicial, mas que "a Polícia Militar se retirou do Centro Paula Souza em virtude do final do expediente dos professores e funcionários, pois estava no local para resguardar a segurança dos mesmos".

Mais tarde, a secretaria enviou nova nota, "repudiando" a informação publicada pela Folha, "de que a PM não cumpriu a decisão judicial de sair do Centro Paula Souza", classificando-a de "incorreta".

O texto da nota diz que "O governo do Estado somente tomou conhecimento oficial da decisão no início da noite, pois o juiz determinou a intimação pessoal do secretário da Segurança Pública, que foi realizada às 19h20, na sede da Secretaria da Segurança Pública". O comunicado é encerrado dizendo que a ordem judicial foi "cumprida integral e imediatamente", apesar do comunicado anterior informar que a saída dos policiais teve outra motivação, como exposto acima.

A Secretaria afirma ainda que policiais ficarão de guarda na porta de trás do centro, para assegurar o acesso de funcionários na manhã de terça-feira (3).

O prédio está ocupado desde quinta-feira (28) por estudantes que reivindicam o fornecimento de merenda nas Etecs (escolas técnicas). Nem todas as unidades têm merenda.

OCUPAÇÃO - Estudantes fazem protesto no Centro Paula Souza


Endereço da página:

Links no texto: