Folha de S. Paulo


Pelo 2º dia seguido, pássaro entra no motor e faz voo voltar em Cumbica

Reprodução/FlightRadar24
Trajetória de aeronave da Gol atingida por pássaro nesta terça (27)
Trajetória de aeronave da Gol atingida por pássaro nesta terça (27)

Pelo segundo dia consecutivo, um avião teve que voltar ao aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, por ter sido atingido por pássaros.

Aconteceu nesta quarta-feira (27) com um Boeing 737-800 da Gol, que havia decolado às 12h52 rumo a Fortaleza, segundo os dados do site FlightRadar24. A ave entrou em um dos dois motores.

Em razão do problema, o avião pousou de novo em Guarulhos às 14h34, quase duas horas depois de decolar. A demora se deve ao fato de a aeronave ter tido que "gastar" combustível sobre o sul de Minas Gerais.

A Gol, em nota, disse que o voo G3 1900 pousou "em segurança". Os passageiros, segundo a empresa, foram desembarcados e acomodados em outra aeronave da companhia, que decolou às 15h30 da tarde desta quarta.

Na terça (26), um Airbus A321 da TAM também foi obrigado a retornar a Guarulhos depois de um pássaro entrar no motor. Os passageiros foram realocados em outro voo.

A Aeronáutica registrou 1.495 colisões de aviões contra pássaros em 2014, último dado disponível. Em 2013 foram 1.625. Guarulhos não é o aeroporto com mais ocorrências; a liderança em 2013 e 2014 foi de Porto Alegre.

A presença de pássaros em aeroportos está relacionada, entre outros fatores, à existência de lixões próximos. Há um aterro sanitário a menos de 20 km do aeroporto de Guarulhos, em Itaquaquecetuba.

Responsável pelo aeroporto de Guarulhos, a concessionária GRU Airport informou, em nota, aguardar da Cetesb aval para um plano de manejo emergencial das espécies críticas de aves identificadas no entorno do aeroporto. Ao mesmo tempo, disse monitorar com equipe dedicada a presença de aves nas pistas para reduzir chance de colisões.

O aval da Cetesb é "de fundamental importância para mitigar a presença de avifauna e elevar a segurança das operações", diz a nota.

Procurada às 18h40 desta quarta, assim que a concessionária se manifestou, a agência ambiental paulista disse, por meio da assessoria de imprensa, que o expediente da área técnica havia se encerrado e que só conseguiria responder na quinta (28).

CASOS

O caso mais emblemático de colisão com pássaros no mundo se deu em 15 de janeiro de 2009, quando um Airbus A320 da US Airways foi atingido também depois da decolar, em La Guardia (Nova York). Sem potência nos dois motores, o avião perdeu altitude e o piloto decidiu pousar no rio Hudson. Ninguém se feriu.


Endereço da página:

Links no texto: