Folha de S. Paulo


Frente fria se aproxima e temperaturas já caem em São Paulo

Moacyr Lopes Junior/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL. 26.04.2016. Pedestres caminham no viaduto do Cha na manha que o clima comeca a mudar em Sao Paulo devido a aproximacao de frente fria. (Foto: Moacyr Lopes Junior/Folhapress, COTIDIANO). ***EXCLUSIVO***
Pedestres no viaduto do Chá, região central de SP; temperatura começou a cair em razão de frente fria

Acabaram os dias de verão em pleno outono na cidade de São Paulo –nesta terça-feira (26), a temperatura já começou a baixar e o sol deu lugar ao céu nublado.

Por volta das 9h, os termômetros chegavam a 20,2º C, bem inferior aos 25º C no mesmo horário na segunda-feira –e temperatura idêntica à da madrugada, ainda quente.

Os dados são do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), órgão da Prefeitura de São Paulo.

Trata-se de uma pré-frente fria, fenômeno comum antes da chegada do frio, segundo Adilson Nazário, técnico em meteorologia do CGE. A queda de temperatura, diz, se dá porque as nuvens têm impedido o sol de chegar à superfície.

No extremo sul, como Parelheiros, chovia na manhã de terça. É esperada chuva no final da tarde em outras regiões da cidade.

FRENTE FRIA

A chegada da frente fria, nos próximos dias, deve fazer São Paulo ter temperaturas entre 13º C e 20º C, semelhantes às de inverno. Com o vento frio soprando do mar, a sensação térmica deve ser ainda mais baixa.

Os dados históricos da climatologia paulistana sustentam o estranhamento das pessoas com o calor excessivo durante um mês de abril.

Isso nunca ocorreu, pelo menos, desde 1961, quando começaram os registros do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), que são feitos no Mirante de Santana, na zona norte paulistana. Até o dia 20 de abril deste ano, foram, no total, 15 dias com temperaturas acima dos 30º C. Quatro a mais do que os registrados nos anos de 1987 e 2005.

O recorde de dias seguidos com temperaturas acima dos 30º C também foi batido agora em abril de 2016. Foram nove dias, entre 12 e 20 de abril. A série mais longa até então havia sido registrada em 2003, com seis dias consecutivos de calor.

O clima quente também foi bastante seco. As represas do Cantareira praticamente não acumularam água durante todo o mês de abril.


Endereço da página:

Links no texto: