Folha de S. Paulo


Prefeitura do Rio quer reconstruir ciclovia a tempo da Olimpíada

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, disse nesta segunda-feira (25) que quer reconstruir a ciclovia Tim Maia na avenida Niemeyer, zona sul do Rio, a tempo da Olimpíada, que começa em 5 de agosto.

Um trecho da via, que liga as orlas do Leblon e São Conrado, desabou na quinta-feira (21), provocando a morte de ao menos duas pessoas. A ciclovia custou R$ 44,7 milhões e foi inaugurada em janeiro.

Paes disse ainda, em entrevista ao "RJTV", da Rede Globo, que a reconstrução da via será realizada pela Contemat e a Concrejato, empresas do grupo Concremat responsáveis pela execução do projeto inicial.

Desde o desabamento o trecho da ciclovia que aconteceu o acidente está interditada e sem previsão para ser reaberta aos pedestres e ciclistas. Outro trecho da favela do Vidigal ao Leblon está aberto.

Na entrevista, o prefeito reafirmou que vai identificar e punir os responsáveis pelo desabamento.

CONTRATAÇÕES

No domingo (24), a Folha mostrou que as empresas do grupo Concremat são rotineiramente contratadas pela Prefeitura do Rio justamente para evitar tragédias. Em quase metade dos casos por emergência, sem concorrência.

Do total de 54 contratos assinados com três empresas do grupo (Concremat, Contemat e Concrejato) na gestão Eduardo Paes (PMDB), iniciada em 2009, 24 foram firmados por dispensa de concorrência, em acordos emergenciais. Eles representaram 30% do faturamento da empresa com o município, de R$ 409,3 milhões.

A Secretaria Municipal de Obras afirmou, em nota, que a maior parte dos contratos emergenciais refere-se a contenções de encostas após as chuvas de 2010 e 2011.


Endereço da página:

Links no texto: