Folha de S. Paulo


Calorão fora de época deve encher estradas e hotéis do litoral de SP

Com temperaturas máximas na capital paulista superando em até cinco graus a média histórica de abril, que é de 25,6°C, até 360 mil veículos devem deixar São Paulo rumo ao litoral, de acordo com avaliação da Artesp (agência reguladora dos transportes do Estado).

A previsão de tempo bom e firme durante todo o feriado de Tiradentes e preços de acomodações com nível de baixa temporada –até 30% mais em conta do que no verão– são outros atrativos que chamam para as praias.

FERIADO DE TIRADENTES - Previsão do tempo

A Associação Comercial de São Sebastião, no litoral norte paulista, informa que a ocupação de hotéis e pousadas está, em média, em 70%. "Estamos comemorando o verão prolongado. O tempo promete ficar bom e as reservas estão disparando nos últimos dias, mas ainda há vagas", diz Eduardo Cimino, presidente da associação.

A Prefeitura de Caraguatatuba, também na porção litorânea norte, que comemora 159 anos nesta quarta-feira (20), organizou uma série de eventos durante o feriado para cativar os turistas. Os estimados 80 mil visitantes poderão aproveitar gratuitamente desde apresentação de orquestra sinfônica até um show do cantor Fábio Jr., em praça pública.

BAIXADA SANTISTA

Comerciantes e hoteleiros de Santos, Guarujá e Praia Grande, no litoral sul, também estão na expectativa de receber um público recorde para esta época do ano. A Secretaria de Turismo de Santos informou que, na praia do Gonzaga, já há hotéis com 100% de ocupação, mas a média das instalações de hospedagem na cidade está em 60%.

Para minimizar o impacto no trânsito local com a chegada de mais cerca de 100 mil veículos, semáforos inteligentes, que se ajustam ao fluxo de carros, entraram em operação nesta semana em vários pontos da cidade.

Para o Sinhores (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira), a cidade com maior taxa de ocupação no litoral sul é Guarujá, que atingiu 77%, seguida por São Vicente, 74%.

"A crise econômica tem feito com que as pessoas busquem destinos mais próximos para viajar, o que tem beneficiado cidades litorâneas da Baixada Santista. Além de economizarem com o combustível, os turistas perdem menos tempo nas estradas. O calor das últimas semanas também nos ajudou bastante", afirma José Lopez Rodriguez, vice-presidente do sindicato.

O recuo nas tarifas de hospedagem no litoral sul do Estado, segundo o Sinhores, chegou a 20%.

De acordo com o site de meteorologia Climatempo, a temperatura pode chegar a 34ºC em Santos e a 33°C em São Sebastião e Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo. O tempo deve permanecer estável, com poucas nuvens e com chance de chuva apenas nos finais de tarde.

FERIADO DE TIRADENTES - Abre e fecha na capital

FERIADO DE TIRADENTES - Piores horários para viajar


Endereço da página:

Links no texto: