Folha de S. Paulo


Em meio a surto de gripe, médicos alertam para riscos da pneumonia

Em tempos de surto de gripe H1N1, médicos alertam para os riscos da pneumonia, especialmente em pessoas com diabetes, e para a disponibilidade da vacina pneumocócica disponível gratuitamente no SUS para pacientes com prescrição.

"Infelizmente se associa ainda vacina a uma coisa para crianças", diz Clystenes Odyr Soares Silva, diretor de ensino da SBPT (Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia) que está lançando uma campanha de conscientização e prevenção.

A pneumonia é uma infecção que ataca os pulmões, provocada por agente infeccioso (bactéria, vírus ou fungo) e por reações alérgicas.

Diferentemente do vírus da gripe, que é altamente infectante, o agente infeccioso da pneumonia não costuma ser transmitido facilmente.

De acordo com a SBPT, as doenças respiratórias são a terceira causa de morte no Brasil, sendo que 8% das internações por pneumonia no país resultam em morte.

A vacina pneumocócica 23-valente (polissacarídica)6 é aplicada em uma única dose e é indicada para adultos e crianças a partir de 2 anos. Gratuita e dada com prescrição médica, ela pode ser encontrada nos CRIEs (Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais).

"A pneumonia é a quarta causa de mortes no mundo. Entre os idosos é ainda pior", afirma Clystenes.

A campanha da SBPTA terá ações na internet e nas redes sociais, além de um site (www.pneumoniatofora.com.br).

O médico recomenda que pessoas portadores de diabetes perguntem a seus médicos pela vacina.

A estimativa da Sociedade Brasileira de Diabetes é que existam hoje no Brasil cerca de 14 milhões de pessoas portadoras da doença, metade delas ainda não diagnosticada. No mundo, uma em cada 11 pessoas tem a doença.

GRIPE

Em 2016, o Brasil já registra 102 mortes relacionadas à gripe H1N1. Em todo o ano passado, foram 36. O Estado de São Paulo concentra 70 registros neste ano.

Desde segunda-feira (11), na Grande São Paulo, estão sendo vacinadas crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, idosos com mais de 60 anos e gestantes.

A partir da próxima segunda-feira (18), pessoas com doenças crônicas e mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias começam a receber a vacina.

As vacinas estarão disponíveis nos postos de saúde de segunda a sexta-feira, das 7 às 19h. Nas UBS/AMAs Integradas, na capital, a vacinação se estenderá aos sábados, no mesmo horário.


Endereço da página:

Links no texto: