Folha de S. Paulo


Começa a vacinação contra a gripe para crianças, gestantes e idosos em SP

Nesta segunda-feira (11), começa a vacinação pública contra a gripe para o grupo de risco na Grande São Paulo. Podem ser vacinadas criança maiores de seis meses e menores de cinco anos, idosos (a partir de 60 anos), gestantes e indígenas.

Esta é a segunda etapa de 2016 do calendário de imunização contra o vírus causador da gripe, influenza –durante a semana passada, a vacina foi oferecida aos profissionais da rede de saúde da capital e da região metropolitana. A partir da próxima segunda-feira (18), pessoas com doenças crônicas e mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias começam a receber a vacina.

Editoria de arte/Folhapress
Vacina da gripe
Vacina da gripe

As vacinas estarão disponíveis nos postos de saúde de segunda a sexta-feira, das 7 às 19h. Nas UBS/AMAs Integradas, na capital, a vacinação se estenderá aos sábados, no mesmo horário.

A vacina distribuída na rede pública protege contra os vírus H1N1 pela maior parte dos casos do surto antecipado, H3N2 e o tipo B e é produzida pelo Instituto Butantan.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, a vacina não causa gripe, já que em sua composição existem apenas partículas de vírus mortos. Uma pequena parcela de vacinados pode apresentar dor discreta no local da aplicação, febre baixa, dores musculares e mal-estar em até dois dias após a aplicação, o que não causa contraindicação.

O Brasil já registra 71 mortes por complicações pelo vírus da gripe A (H1N1) em 2016, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde na segunda-feira (4). Deste total, 55 ocorreram em São Paulo.

H1N1


Endereço da página:

Links no texto: