Folha de S. Paulo


Justiça de SP reduz pena de estudante que decepou braço de ciclista em 2013

A Justiça de São Paulo concedeu redução de pena ao estudante que decepou braço de ciclista em atropelamento na avenida Paulista, em 2013, e jogou o membro em um córrego.

Em decisão de quarta-feira (30), divulgada na segunda-feira (4), o Tribunal de Justiça estabelece que a pena de Alex Siwek, que era de seis anos de detenção em regime semiaberto, cinco anos de suspensão da carteira de motorista e o pagamento de 60 salários-mínimos, seja agora de dois anos de detenção em regime aberto, oito meses de suspensão da habilitação para dirigir e o pagamento de dez salários mínimos.

Reinaldo Canato/UOL/Joel Silva/Folhapress
ORG XMIT: AGEN1303102141130413 SAO PAULO - SP - BRASIL 10.03.2013 - O motorista Alex Siwek, 22, que atropelou um ciclista na manh deste domingo (10) na avenida Paulista, e tranferido do 78¼ DP, nos Jardins, na zona oeste da capital. O ciclista teve o brao amputado pelo ve'culo que o atropelou Foto Reinaldo Canato/ UOL/Folhapress ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM*** x SAO PAULO,SP, BRASIL13-03- 2013: Antonia Ferreira dos Santos,51 mae do ciclista David Santos Souza,21 que foi atropelado na Av Paulista, fala durante entrevista na sala do seu advogado Ademar Gomes.. ( Foto: Joel Silva/ Folhapress )
O motorista Alex Siwek, e o ciclista David Sousa, que teve o braço amputado em atropelamento

Na prática, a pena será ainda menor, porque a decisão do TJ substitui o período de detenção por prestação de serviços à comunidade e o pagamento de 50 salários mínimos.

O CASO

Em março de 2013, o estudante de psicologia Alex Siwek atropelou, no começo da manhã de um domingo, o limpador de vidros David Sousa, que pedalava na ciclofaixa que estava sendo montada com cones na av. Paulista.

O impacto decepou e jogou para dentro do carro o braço de Sousa. O motorista fugiu sem prestar socorro e jogou o membro em córrego na avenida Ricardo Jafet. Siwek foi preso em caráter preventivo, mas libertado após 12 dias.

Em 2014, o estudante foi condenado aos seis anos de detenção, suspensão da CNH e pagamento de salários-mínimos, mas recorreu em liberdade e agora teve a pena reduzida. Na época do atropelamento, Sousa chegou a dizer que perdoava o motorista, mas que esperava uma punição "severa".


Colaborou ANDRÉ MONTEIRO

Tercio Teixeira - 19.dez.2013/Folhapress
SÃO PAULO,SP,BRASIL, 19/12/2013 - CICLISTA QUE PERDEU O BRACO - O ciclista David Santos Souza, 22 anos. Em março, ele teve o braço decepado por um motorista, que jogou o membro em um córrego. Souza está adaptado à prótese, faz um curso de administração e planeja fazer faculdade de engenharia civil no próximo ano.. (Foto: Tercio Teixeira/Folhapress, NAS RUAS) *** EXCLUSIVO AGORA *** EMBARGADA PARA VEICULOS ONLINE *** UOL E FOLHA.COM CONSULTAR FOTOGRAFIA DO AGORA *** FOLHAPRESS CONSULTAR FOTOGRAFIA AGORA *** FONES 3224 2169 * 3224 3342 ***
David Sousa, que perdeu o braço direito após ser atingido por um carro na av. Paulista

Endereço da página:

Links no texto: