Folha de S. Paulo


DF registra 8 casos de síndrome respiratória grave ligada ao H1N1

O Distrito Federal já registra oito casos confirmados de Srag (síndrome respiratória aguda grave) ligada ao vírus da gripe H1N1, segundo informações divulgadas nesta segunda-feira (4) pela Secretaria de Saúde.

Os dados foram contabilizados até a primeira semana deste mês. O número é maior do que o registrado no mesmo período dos dois anos anteriores. Em 2015, não houve registro de casos graves relacionados ao H1N1. Já em 2014, foram quatro casos no mesmo período.

H1N1

O DF também já registra uma morte ligada ao vírus, ocorrida no dia 13 de fevereiro, de uma mulher de 80 anos que estava internada em um hospital privado com sintomas de complicações da gripe.

Além destes casos, a pasta também possui o registro de ao menos sete casos menos graves de H1N1. O número real, no entanto, pode ser maior, uma vez que não há possibilidade de notificar todos os casos de gripe no país –daí a notificação apenas de casos graves.

O registro dos outros sete casos no DF, assim, ocorre devido à coleta periódica de amostras de secreções de uma parcela de casos atendidos de gripe, para verificar quais os vírus em circulação.

A Secretaria de Saúde avalia a possibilidade de antecipar a campanha de vacinação para uma parte do público-alvo para quem é destinada. Em todo o país, a campanha é esperada para 30 de abril.

O subsecretário de Vigilância em Saúde do DF, Thiago Coelho diz que o governo e os profissionais de saúde estão em alerta para um possível aumento de casos. Embora o número seja maior que nos anteriores, ainda não se pode falar em surto na região, como ocorre em São Paulo, por exemplo.

Ainda de acordo com Coelho, uma antecipação do período de chuvas pode explicar o registro de casos fora do período esperado –em geral, os casos de gripe, incluindo H1N1, tendem a crescer no inverno.


Endereço da página:

Links no texto: