Folha de S. Paulo


Homem invade Fórum do Butantã com explosivos, ameaça juíza e é preso

Um homem de 36 anos foi preso em flagrante na tarde desta quarta (30) após invadir o Fórum Regional do Butantã, na zona oeste, e manter uma juíza refém.

Seu plano incluía explodir o prédio e se suicidar.

De acordo com a polícia, o homem aparentava ter distúrbios psiquiátricos e tentou atear fogo na juíza Tatiana Moreira Lima, responsável pela Vara da Violência Doméstica do Fórum.

Por volta das 14h, Alfredo José dos Santos invadiu o fórum correndo pela saída do prédio, portanto sem passar pelo detector de metais e a segurança, com uma bolsa cheia explosivos e de garrafas com produtos inflamáveis.

O homem subiu as escadas ateando fogo no prédio. Um segurança chegou a atirar em sua direção, mas acertou a parede. Foi quando ele entrou na sala da juíza.

Segundo a polícia, Santos jogou gasolina em si e em Tatiana e a obrigou a gravar um vídeo dizendo que ele era inocente. Imagens divulgadas na internet mostram a magistrada com as roupas e as pernas manchadas por uma substância escura.

Santos seria julgado nesta quinta (31) por ter agredido sua então mulher em 2013.

Na sala da juíza, ele a jogou no chão ameaçando acender um isqueiro. Quando seguranças do fórum entraram na sala, segurava a juíza pelo pescoço. Acabou contido após a chegada da Polícia Militar e uma negociação.

Levada a um hospital com escoriações nas pernas, a juíza passa bem, segundo o Tribunal de Justiça.

Taba Benedicto/Folhapress
Fórum do Butantã onde um homem invadiu e manteve uma juíza como refém, na tarde desta quarta-feira (30), na zona oeste de São Paulo
Policiais em frente ao fórum do Butantã (zona oeste), onde homem manteve juíza refém

CURSO DE QUÍMICA

Santos, que fez curso técnico de química, usava um capacete militar com a inscrição "inocente". Sua roupa tinha dizeres como "fraude processual" escritos à mão.

Ele afirmou que plantou diversas bombas caseiras no fórum. Durante as buscas, a polícia encontrou artefatos feitos com explosivos e PVC dentro e fora do prédio.

Funcionário de uma confeitaria, Santos tem passagens pela polícia por crimes de menor potencial ofensivo.

O fórum ficou fechado o dia todo para varredura da Polícia Militar e peritos. O expediente nesta quinta também foi suspenso.

Em nota, o tribunal afirmou que as circunstâncias da invasão serão apuradas e, se constatadas falhas de segurança, "medidas corretivas serão tomadas de imediato".

Policiais afirmaram que Santos planejou o ataque por três meses. Nesse período, teria visitado repetidamente o fórum para avaliar onde colocar as bombas e a melhor maneira de invadir o prédio.

"A ideia era causar o máximo de dano possível. E se suicidar no final", disse o tenente da Polícia Militar Eduardo César da Silva, o primeiro a entrar na sala onde Santos mantinha a juíza refém. "Pela cara dele, julgamos que estava transtornado."

Segundo a polícia, Santos afirmou em depoimento que tomou a decisão de invadir o fórum por causa de um processo de agressão movido por sua ex-mulher, em 2013.

Ele disse acreditar que perdeu a guarda do filho por causa da juíza. Ainda de acordo com a polícia, Santos afirmou ter havido fraudes processuais e que não podia permitir que destruíssem sua vida.

Vídeo gravado por policiais mostra a juíza como refém

Vídeo gravado por policiais mostra a juíza como refém


Endereço da página: