Folha de S. Paulo


Protesto pela morte de Ryan fecha via e para circulação do BRT no Rio

Moradores do Morro do Cajueiro protestaram na tarde desta segunda (28) pela morte do menino Ryan Gabriel Pereira dos Santos, de 4 anos, vítima de uma bala perdida na comunidade, localizada em Madureira, zona norte do Rio.

Isabela Dias/Folhapress
Avenida Ministro Edgar Romero, em Madureira, foi interditada por manifestantes; ônibus foram queimados
Avenida Ministro Edgar Romero, em Madureira, foi interditada e ônibus foram queimados

Segundo o consórcio BRT Transcarioca, duas estações foram destruídas –Vila Queiroz foi incendiada e Otaviano foi depredada. Dois ônibus também foram queimados.

Por razões de segurança, ainda segundo o consórcio, foi interrompida a operação entre as estações Madureira/Manaceia e Galeão.

Paulo Campos/Folhapress
Milton do Amparo, 48, segura foto do neto Ryan Gabriel, 4, morto por bala perdida no Rio
Milton do Amparo, 48, segura foto do neto Ryan Gabriel, 4, morto por bala perdida no Rio

O fogo já foi controlado, mas os bombeiros permanecem no local para controlar chamas. Até o momento, não há registro de feridos.

O menino Ryan Gabriel morreu após ser atingido no peito por uma bala perdida. Ele foi ferido neste domingo (27) enquanto brincava na frente da casa dos avós.

Ao todo, em 24 horas, quatro pessoas foram mortas em confrontos no Rio e pelo menos cinco ficaram feridas.

O avô do menino, Milton do Amparo, 48, disse que os moradores estavam conversando na calçada no momento em que começaram os tiros.

Uma adolescente de 17 anos também foi baleada. Atingida nas pernas, ela foi levada para o Hospital Estadual Albert Schweitzer, na zona oeste.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde do Rio, a jovem foi operada e seu estado de saúde era considerado estável. O nome dela não foi divulgado.

De acordo com a 29ª Delegacia de Madureira, o tiroteio foi resultado de um confronto entre traficantes do Morro da Serrinha e do Morro do Cajueiro.

OUTROS CASOS

Ainda neste domingo (27), dois homens morreram após serem baleados e outras quatro pessoas ficaram feridas em Cascadura, na zona norte. Os disparos teriam sido efetuados em um conflito entre milicianos e traficantes, que disputariam o controle do Morro do Fubá.

Segundo informações Fábio Cardoso, titular da Delegacia de Homicídios da Capita - DH/Capital, policiais realizam diligências para esclarecer o crime e identificar os autores.

Já no início da manhã desta segunda (28), um homem identificado como Nelson Nascimento, 28, foi morto em Barros Filho, na zona norte. Ele dirigia um carro roubado na avenida Brasil e houve confronto com a Polícia Militar.

Duas mulheres, que estavam no carro, foram levadas para a delegacia da região. Na ocorrência, outros três veículos foram atingidos por tiros.

Mais tarde, por volta das 11h, um tiroteio assustou quem passava pela avenida Presidente Vargas, uma das mais importantes vias do centro do Rio.

Policiais faziam um patrulhamento de rotina quando identificaram dois suspeitos em uma moto e deram início a uma perseguição.

Os suspeitos atiraram contra uma viatura e depois fugiram pela rua Visconde da Gávea.

De acordo com o comando do 5º BPM (Praça Harmonia), não há registro de feridos até o momento e o patrulhamento foi intensificado na região.


Endereço da página: