Folha de S. Paulo


Dilma lamenta morte de Roger Agnelli; veja as repercussões

O ex-presidente da Vale Roger Agnelli, 56, morreu neste sábado (19) após seu avião, um monomotor, cair e se chocar contra uma casa na zona norte de São Paulo –mais seis pessoas morreram no acidente.

Agnelli presidiu a Vale entre 2001 e 2011 e era considerado responsável pela ascensão da empresa ao posto de uma das maiores mineradoras do mundo.

Além de Agnelli, morreram a mulher dele, Andrea, os filhos Anna Carolina e João, o genro, Parris Bittencourt, a namorada do filho, Carolina Ambroso Marques, e o piloto, Paulo Roberto Baú. Os corpos foram liberados pelo IML de São Paulo no início da tarde deste domingo (20). O enterro da família será no cemitério Gethsêmani, na Vila Sônia (zona oeste de São Paulo), às 17h deste domingo.

Veja as repercussões da morte de Agnelli e familiares:

*

Dilma Rousseff, presidente, em nota oficial
"Foi com grande pesar que recebi a notícia do falecimento do empresário Roger Agnelli, sua mulher, filhos, genro e nora, em acidente aéreo. Agnelli dedicou sua carreira profissional a grandes empresas brasileiras, sempre comprometido com o desenvolvimento do país. Perdemos um brasileiro de extraordinária visão empreendedora. Nesse momento, manifestamos nossa solidariedade a seus parentes e amigos."

Nelson Barbosa, ministro da Fazenda
"É com profundo pesar que lamento a perda precoce do executivo Roger Agnelli, na tragédia que também vitimou outros membros de sua família. O talento de Agnelli foi fundamental para a ascensão da Vale ao posto de uma das maiores mineradoras do mundo. Expresso minha solidariedade aos amigos e familiares neste momento de dor."

Luiz Carlos Trabuco Cappi, presidente-executivo do Bradesco
"Ficamos consternados com a informação da perda do Roger Agnelli e familiares. Muita tristeza e muito pesar, pois formamos parte na mesma geração de executivos do Bradesco. Continuamos tendo vínculos, depois, ao sermos contemporâneos, no Rio. O Roger no comando da Vale e, eu, na Bradesco Seguros. Foram anos de convívio sempre agradável e de aprendizado mútuo. Seu estilo expansivo no trato pessoal e resoluto na gestão dos negócios marcou um período de grandes transformações mundiais. Ele foi um sinônimo de energia, em especial na Vale. Fica a saudade e a lembrança, acima de tudo, de um amigo de todas as horas, um entusiasta pela vida e pelo trabalho."

Lázaro de Mello Brandão, presidente do Conselho de Administração do Bradesco
"Lamentamos a perda de Roger Agnelli e familiares em trágico acidente. Ele integrou por muitos anos nosso corpo de executivos, período no qual manteve conduta responsável e correta. Cumpriu com êxito os desafios a ele designados, como a construção da holding Bradespar e a gestão da Vale. Roger Agnelli teve uma existência relevante e deixa legado de trabalho sério e determinado."

Vale, em comunicado
"A Vale e seus empregados se solidarizam com a dor dos familiares e amigos do executivo que tanto contribuiu para o desenvolvimento da nossa empresa. Durante os dez anos em que Roger presidiu a Vale, a companhia se consolidou como a maior produtora global de minério de ferro e a segunda maior mineradora do mundo. Foi durante sua gestão que a Vale intensificou sua estratégia de expansão global, que levou a Vale a um novo patamar no mercado global de mineração."

Grupo WPP, em nota
"O grupo WPP e seus 190.000 profissionais em 112 países expressam as mais profundas condolências sobre a trágica perda do colega Roger Agnelli, sua esposa Andrea e família. Palavras não podem expressar nossa tristeza. Roger Agnelli foi nomeado diretor independente da WPP, líder mundial em serviços de comunicações, em maio de 2013. Ele era um homem maravilhoso, feliz e otimista. Um grande brasileiro. Ele fará muita falta e será sempre lembrado calorosamente por todos nós."

The Boston Consulting Group
"É com profundo pesar que o The Boston Consulting Group no Brasil lamenta o falecimento de um de seus consultores, João Agnelli. João será sempre lembrado por seu carisma, humildade e alegria. Um profissional e amigo que estará em nossas melhores lembranças."


Endereço da página:

Links no texto: