Folha de S. Paulo


'Agnelli era um brasileiro de visão empreendedora', lamenta Dilma

A presidente Dilma Rousseff lamentou neste domingo (20) a morte do ex-presidente da Vale Roger Agnelli e de sua família em acidente aéreo na capital paulista.

Em nota, a petista disse que recebeu a notícia com "grande pesar" e ressaltou que o empresário "sempre foi comprometido com o desenvolvimento do país".

"Agnelli dedicou sua carreira profissional a grandes empresas brasileiras", disse. "Perdemos um brasileiro de extraordinária visão empreendedora", acrescentou.

Mais cedo neste domingo, a Vale também lamentou o ocorrido e disse que a empresa e seus funcionários "se solidarizam com a dor dos familiares e amigos".

O texto acrescenta que durante os anos de Agnelli na presidência "a companhia se consolidou como a maior produtora global de minério de ferro e a segunda maior mineradora do mundo."

"Foi durante sua gestão que a Vale intensificou sua estratégia de expansão global, que levou a Vale a um novo patamar no mercado global de mineração", concluiu.

O avião monomotor do empresário caiu em cima de uma casa, na zona norte de São Paulo, na tarde do sábado (19). O executivo presidiu a Vale entre 2001 e 2011. Ele era considerado responsável pela ascensão da empresa ao posto de uma das maiores mineradoras do mundo.

A aeronave estava cheia de combustível e explodiu ao bater na casa após decolar do Campo de Marte rumo ao Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o avião modelo CA-9, prefixo PR-ZRA, estava em situação regular.

Além de Agnelli, morreram no acidente Andrea, Anna Carolina e João, mulher e filhos deles respectivamente, Parris Bittencourt, genro do executivo, o piloto do avião, Paulo Roberto Baú, e a namorada do filho de Agnelli –ainda não identificada.


Endereço da página:

Links no texto: