Folha de S. Paulo


Casal viaja em 'superbicicleta' para avaliar rios pelo Brasil

Pedalando uma superbicicleta capaz de gerar energia para seus apetrechos tecnológicos, um casal de cicloativistas irá percorrer todos os biomas e capitais brasileiras durante quatro anos.

O objetivo da viagem será montar um banco de dados on-line e gratuito sobre a qualidade dos rios brasileiros.

A cicloexpedição vai começar em setembro e percorrer cerca de 40 mil quilômetros. André Pasqualini, 41, e sua mulher Tereza Sumie, 30, vão dividir cerca de 80 quilos de bagagem em duas bicicletas, com materiais para o projeto.

"Em 2010, fiz sozinho uma viagem de bike de 7.000 quilômetros. Agora vamos percorrer todo o país. Em trechos grandes, como a Amazônia, a ideia é fazer de norte a sul e de leste a oeste para termos um mapeamento maior das águas", diz Pasqualini.

Com um kit portátil de análise, fornecido pela ONG SOS Mata Atlântica, o casal vai coletar amostras de cada rio que cruzar e colocar o resultado em um mapa interativo.

Segundo o cicloativista, eles vão fazer um estudo mais aprofundado quando encontrarem rios com índices graves de poluição. "As informações podem ajudar a população local, estudos científicos e até outros viajantes".

SUPERBICICLETA

Para dar conta de uma jornada tão grande, o "Projeto Brasil em Ciclos" desenvolveu uma bicicleta capaz de gerar energia –com miniturbinas eólicas, painéis solares e dínamo–, que vai sustentar um computador de bordo, um GPS e sensores para monitorar batimentos cardíacos e pressão arterial da dupla.

"Como passaremos grandes trechos sem possibilidade de encontrar água potável, nossas malas terão um reservatório de até oito litros. A bagagem vai ter também uma barraca simples, rede e poucas roupas," diz Pasqualini.

Será a primeira vez que Sumie fará uma aventura deste tipo. "Uma mistura de sensações passa na minha cabeça. Ficar longe da família, abrir mão da minha carreira não será fácil, mas vamos em frente", declara ela, que é consultora de negócios.

Para saber mais sobre a iniciativa ou ajudar no financiamento: bicicreteiro.org.


Endereço da página:

Links no texto: