Folha de S. Paulo


Governo de SP libera verba de R$ 680 mil para cidades atingidas pela chuva

Rafael Andery/Folhapress
Governador concede entrevista em Mairiporã, Grande SP, onde 4 pessoas morreram por causa da chuva
Governador concede entrevista em Mairiporã, Grande SP, onde 4 pessoas morreram por causa da chuva

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), autorizou emergencialmente cerca de R$ 680 mil para os municípios atingidos pelas enchentes.

A verba, do Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS), deverá ser utilizada emergencialmente para acolhimento em assistência social às prefeituras de Caieiras, Cajamar, Franco da Rocha, Guarulhos, Itapevi e Mairiporã.

Em entrevista coletiva durante visita a Mairiporã, Alckmin disse que 50 policiais do Corpo de Bombeiros e 18 veículos atuam no resgate de vítimas na cidade. "Tristemente, tivemos quatro óbitos na cidade e ainda há pessoas desaparecidas", disse o governador.

Pelo menos 18 pessoas morreram por causa das chuvas na Grande São Paulo e no interior do Estado.

Alckmin disse que a Defesa Civil está empenhada desde a noite de quinta-feira (10). Segundo ele, a primeira ação de resgate é para salvar as pessoas e tirar as famílias dos locais de risco. "A prefeitura acolhe as pessoas em ginásios de esportes, fornece alimentação, remédio, roupas, colchão, ou seja, o que precisar."

O governador afirmou que a segunda ação do resgate atua para recuperar o que foi destruído: casas, pontes e estradas. "Mairiporã teve 149 mm de chuva, isso é chuva para o mês inteiro", disse.

O governador se referiu ao "trabalho heroico" dos bombeiros em Mairiporã, que resgataram uma criança de cinco anos que ficou presa pela perna numa laje. Segundo Alckmin, os bombeiros a anestesiaram e amputaram a perna da criança para salvá-la. A criança está internada no Hospital das Clinicas.

Alerta

No fim da tarde, Alckmin concedeu nova entrevista e prometeu que o governo vai pagar auxílio aluguel para famílias de áreas de risco. "O governo pagará o auxilio aluguel para as famílias que precisarem. O apelo que estamos fazendo é para que as famílias que vivem em áreas de risco vão para os abrigos. Se precisar, as prefeituras estão autorizadas a pagar o auxilio aluguel", disse

O governador afirmou que a Defesa Civil do Estado alertou as Prefeituras sobre os riscos com a chuva. "A Defesa Civil tem um sistema com todas as prefeituras. O alerta da Defesa Civil para os municípios foi feito às 2 horas e com relação à descarga da represa lá de Mairiporã, foi avisado às 2 horas que às 6 horas poderia ter elevação do rio."

Com a chuva, o nível da Represa Paiva Castro chegou a 100% e o governo abriu as comportas para evitar que a barragem rompesse.

Como acontecem os deslizamentos


Endereço da página:

Links no texto: