Folha de S. Paulo


Chuva deixa pista de pouso de Cumbica sem luz e afeta voos

A chuva que atingiu Guarulhos (Grande São Paulo) na noite desta quinta-feira (10) deixou a pista de pouso do aeroporto internacional de Cumbica sem luz e interrompeu pousos e decolagens.

A concessionária GRU Airport, que administra o aeroporto, informou que, até às 18h desta sexta (11), 126 voos atrasaram e outros 10 foram cancelados entre 0h e 8h no aeroporto de Guarulhos, o mais movimentado do país.

Pelo menos 18 pessoas morreram por causa das chuvas na Grande São Paulo e no interior do Estado.

Júlia Barbon/Folhapress
Passageiro dorme em fila no aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo
Passageiro dorme em fila no aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo

Segundo a concessionária GRU a forte chuva que atingiu a região alagou uma subestação de energia e algumas luzes da pista de pouso foram apagadas. Técnicos estão no local fazendo reparo, mas ainda não há previsão de solução do problema.

O terminal tem 810 voos diários. Os atrasos ocorreram porque a chuva alagou uma subestação de energia, o que fez apagar as luzes que iluminam a pista do aeroporto. A situação se normalizou às 6h, e os voos aos poucos começaram a sair. Até às 18h, não havia nenhum voo com atraso superior a 30 minutos, segundo a concessionária.

DESVIO DE ROTA

O empresário Nelson Ferreira de Sousa, 51, que estava em uma aeronave da Copa Airlines, disse que seu voo foi desviado para Viracopos, em Campinas. O avião com cerca de 150 pessoas deveria ter pousado em Guarulhos, por volta da 1h.

"O comandante disse que houve um problema de luzes na pista de pouso por causa do mau tempo", explicou Sousa.

Por volta das 2h, os passageiros ainda continuavam dentro da aeronave esperando uma decisão da companhia aérea.

Durante a madrugada, alguns passageiros irritados por não conseguir embarcar se envolveram em um pequeno tumulto no balcão da TAM.


Endereço da página:

Links no texto: