Folha de S. Paulo


Brasil tem 84 casos de 'gripe aguda' fora de época

Enquanto os casos de infecção pelos vírus da zika e da dengue ainda são o principal problema que as autoridades sanitárias precisam resolver, outra doença —-que chegou ao Brasil durante uma pandemia— já chama a atenção de médicos e especialistas pela precocidade com que começou a ocorrer neste ano.

Desde o começo de janeiro, os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave associados à gripe A (H1N1) vêm se acumulando no país. O Estado de São Paulo responde por 90% das ocorrências.

Até o final de fevereiro, foram 84 registros. No total, 11 pessoas morreram em decorrência dessa forma aguda da gripe, segundo o Ministério da Saúde. Desses, 76 casos e 9 mortes foram em São Paulo.

No mesmo período de 2015, nenhum caso associado ao H1N1 foi registrado no país.

Ao final de 2015, eram 141 –33 no Estado de São Paulo.

Normalmente a maior ocorrência é esperada para os meses mais frios do ano. O surgimento dos casos ainda no verão desperta a atenção das autoridades.

"A gripe é uma doença de inverno. Claramente não estávamos esperando", diz o infectologista Marcos Boulos, coordenador de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

H1N1

O vírus A (H1N1) se disseminou pelo mundo em 2009. Até o ano seguinte, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 19 mil pessoas morreram. Desde então, ele circula no país, assim como outras cepas que causam a gripe.

No ano passado, a campanha de vacinação foi ampliada pelo Ministério da Saúde, uma vez que apenas cinco Estados haviam atingido a meta de imunizações do público-alvo ao término do período programado pela pasta. São Paulo não era um deles.

De acordo com Boulos, apesar de estarem fora do período esperado, os casos ainda não são em número alarmante. O coordenador de Controle de Doenças, no entanto, não descarta a possibilidade de recorrer ao ministério para que a vacinação seja antecipada se o número de casos continuar evoluindo.

NOTIFICAÇÕES EM 2016 - Síndrome Respiratória Aguda Grave associada ao H1N1

CLIMA

A capital paulista registrou, até o dia 1º de março, 12 casos da forma aguda da gripe, segundo a Secretaria da Saúde.

O ministério declarou que pode haver circulação do vírus em outras épocas do ano, já que o país apresenta diferenças geográficas e climáticas em suas regiões e que monitora os casos de H1N1 em território paulista junto com a vigilância estadual.

Neste ano, a campanha nacional de vacinação contra a gripe vai de 30 de abril a 20 de maio. O público-alvo é composto por pessoas como gestantes, idosos e pacientes com comorbidades –que têm mais risco de adoecer.

Entre os que foram contaminadas neste ano estão o humorista Tom Cavalcante, 53, sua mulher Patrícia, 40, e a filha do casal, de 16 anos. Os três estão internados desde a semana passado no hospital Sírio-Libanês. À Folha Patrícia disse que eles já estão melhores e devem ter alta até o fim da semana.

Além da vacinação, pode-se evitar a infecção com medidas simples de higiene como lavar sempre as mãos e evitar locais com aglomerações que facilitam a transmissão de doenças respiratórias.


Endereço da página:

Links no texto: