Folha de S. Paulo


Resta saber se o vírus da zika causa sozinho microcefalia, diz ministro

Assista

Não há dúvida de que seja o vírus da zika o causador da epidemia de microcefalia que atinge o Nordeste do país. A única resposta que falta é se ele sozinho é a causa da má-formação ou se precisa de outros fatores contribuintes.

É o que afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Castro, à Folha nesta sexta (26). Segundo ele, é possível que, em breve, essas más-formações passem a ser chamadas de "síndrome da zika congênita".

"O zika não causa só microcefalia. Traz também problemas de visão, a artrogripose, a criança nasce com pernas e braços tortos, tudo isso fruto do tropismo que o vírus tem pelo sistema nervoso das pessoas." A seguir, trechos da entrevista.

Evaristo Sa/AFP
Brazilian Health Minister Marcelo Castro speaks during a press conference in Brasilia, on February 11, 2016. Castro announced a partnership between the Brazilian Evandro Chagas Institute and the University of Texas in the United States, to develop a vaccine against the zika virus. AFP PHOTO / EVARISTO SA ORG XMIT: ESA104
O ministro da Saúde, Marcelo Castro

Folha - O país vive há três décadas epidemias de dengue, que mata mais e mais pessoas. Por que só agora, com a chegada da zika e os casos de microcefalia, é que está havendo essa grande mobilização?
Marcelo Castro - O Aedes aegypti sempre foi perigoso, mas está muito mais porque, além da dengue, está transmitindo chikungunya e zika. E a zika causa microcefalia. Ano passado, a dengue matou 55 mil pessoas no mundo. Há 2,5 a 3 milhões de pessoas vivendo em 103 países que têm dengue. Por que não conseguem controlar? Porque o mosquito tem suas estratégias de sobrevivência. Nós precisamos ganhar essa batalha, do máximo de mobilização nacional, com governos municipais, estaduais e federal e, sobretudo, a participação da sociedade.

A falta de saneamento básico é apontada como um dos principais fatores para essa falta de controle. As campanhas também não conseguem mobilizar a população para a eliminação dos criadouros. Por que tantas falhas sucessivas?
O Brasil precisa investir muito mais em saneamento. O governo que mais investiu em saneamento de todos da história foi o da presidente Dilma. Foi o suficiente? Ainda não. Mais de dois terços dos criadouros estão dentro dos muros das casas. Mas entendo que agora a população esteja mobilizada.

Há grande subnotificação de infecções congênitas. Os geneticistas dizem que o número do ministério é tão irreal que seria melhor que não existisse. Haverá melhora do diagnóstico e das notificações?
A gente tem que separar o que é científico do que as pessoas falam sem base.

Mas são dois boletins publicados pela OMS que alertam para a subnotificação...
Havendo subnotificação ou não, está estabelecida a correlação entre a epidemia de microcefalia que o país vive e a de zika. No início de 2015, tivemos epidemia de zika no Nordeste. Nove meses depois, uma epidemia de microcefalia. Onde? Exatamente no Nordeste. Epidemiologicamente está estabelecida a relação. O achado radiológico do cérebro microcéfalo é de infecção. O padrão é diferente de outras causas de infecção. Há a relação biológica, temos "ene" casos do vírus detectado no líquido amniótico, no sangue, no cérebro. Não é coincidência.

Mas ainda não há nenhum estudo mostrando essa relação de causa e efeito. O zika é como o bandido que está no local do crime, mas ninguém viu ele cometendo o crime?
[Bandido] Encontrado em todos os locais do crime. Em Pernambuco, mais de 40 casos de crianças com microcefalia, em que foi extraído líquor da coluna, foi encontrado o IGM [anticorpo], que só pode ser produzido por ela, não pela mãe. É questão superada. A causa da epidemia de microcefalia é o vírus da zika. O que não tem resposta ainda é se o vírus é causa suficiente para provocar microcefalia ou se precisa de alguns fatores contribuintes.

As mães com bebês com microcefalia relatam dificuldade de acesso a tratamentos e reabilitação de seus filhos.
Estamos fazendo uma busca ativa dessas crianças. Temos o telefone 136, com 200 pessoas indo atrás das mães, telefonando, orientando e oferecendo o que dispomos.

Haverá mudança do nome microcefalia para síndrome da zika congênita?
Acredito que sim. O vírus não causa só microcefalia. Traz problemas de visão, artrogripose, a criança nasce com pernas e braços tortos, tudo fruto do tropismo que ele tem pelo sistema nervoso.

Não há teste de dengue suficiente no SUS. O diagnóstico de zika é feito por exclusão da dengue. Como resolver?
Houve atraso nos testes de dengue, mas eles já vieram para São Paulo na segunda (22). Os Estados já estão adquirindo o teste da Fiocruz para fazer as três viroses de uma só vez. O resultado sai em duas ou três horas.

Doenças transmitidas pelo Aedes aegypti


Endereço da página:

Links no texto: