Folha de S. Paulo


Ação contra zika tem volta de ônibus e cobrança a ministro do Esporte

RobertoCastro/Ministériodoesporte/Divulgação
Ministro do Esporte, George Hilton, em escola de Curitiba
Ministro do Esporte, George Hilton, em escola de Curitiba

Desde o fim do Carnaval, o filho da doméstica Rosemare Vierne não pode ir à escola estadual Homero Batista de Barros, em Curitiba, devido à falta de ônibus escolar.

Na quinta (19), porém, Lucas de Barros, 17, recebeu a ligação de um professor, avisando que iria ter ônibus nesta sexta (19). A volta do ônibus coincidiu com a visita do ministro George Hilton (Esporte) ao colégio. Ele deu uma palestra aos alunos como parte de evento do governo federal de combate ao mosquito Aedes aegypti.

A direção avisou aos estudantes que nesta sexta haveria quatro ônibus e pedia que todos os alunos estivessem de uniforme. "É interessante ter a palestra, mas estranho ter o ônibus justo para a palestra", disse o aluno Fernando Sincero Júnior, 16.

À Folha, a direção do colégio admitiu que houve um esforço para transportar os alunos também em razão da visita do ministro. A direção atribuiu a falta de transporte escolar nos últimos dias à falta de funcionárias para acompanhar os alunos. A secretaria de Educação do PR afirmou que está em processo o "chamamento dos funcionários".

Editoria de Arte/Folhapress
Saiba mais sobre o _Aedes aegypti_, transmissor da dengue, do vírus da zika e da chikungunya
Saiba mais sobre o Aedes aegypti, transmissor da dengue, do vírus da zika e da chikungunya

'ZIKA ZERO'

Com o avanço dos casos de zika e com a repercussão internacional de registros de bebês com microcefalia, o governo Dilma tem mobilizado ministros, além da própria presidente, para visitas simultâneas em diversos Estados, na campanha "Zika Zero".

Em um dos eventos, no último sábado (13), no Distrito Federal, moradores relataram uma "maquiagem" em um ponto por onde passaria o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini.

O borracheiro Elder Fernandes Dias, 30, disse que foi procurado minutos antes por pessoas que perguntaram se ele tinha pneus para descartar. Ele diz que buscou 20 deles no fundo da oficina e os deixou do lado de fora. Logo depois, o presidente do BC, ao ver os pneus, chamou a atenção de Dias. O borracheiro diz que se tornou alvo de chacota após o episódio.

COBRANÇA

Durante nova mobilização federal contra o mosquito, o ministro da Saúde, Marcelo Castro, foi cobrado por pesquisadores da Universidade de Brasília por maior apoio em pesquisas na área. "Todas as pessoas da virologia do Brasil precisam de apoio. Sempre precisaram", disse o professor Bergmann Ribeiro.

Sem respostas, Castro citou parcerias entre laboratórios do Brasil e dos EUA para desenvolver uma vacina contra o vírus da zika. Também nesta sexta, o ministro Valdir Simão (Planejamento) afirmou que não faltarão recursos para combater o aedes. Em São Paulo, porém, o ministro Aldo Rebelo (Defesa) não confirmou o recebimento de R$ 136 milhões solicitados para despesas de deslocamento de militares para diferentes Estados.

Colaborou EDUARDO CUCOLO, de Brasília


Endereço da página:

Links no texto: