Folha de S. Paulo


Para Prefeitura de SP, crise da água pode ter alterado mapa da dengue

Para a Prefeitura de São Paulo, o recente crescimento de casos de dengue na zona leste de São Paulo pode ter uma explicação: a crise hídrica.

Segundo o secretário municipal de saúde, Alexandre Padilha, os casos de dengue em São Paulo costumavam se concentrar na zona norte, área abastecida pelo sistema Cantareira, que sofreu a maior de suas secas entre 2013 e 2015. No entanto, em 2016, houve uma alteração nesse padrão e a zona leste passou a concentrar mais casos.

Para Padilha, a alteração coincide com uma falta de regularidade no abastecimento de água do sistema Alto Tietê, que abastece justamente a zona leste. "O fato da falta de água estar sendo bastante direcionada no sistema Alto Tietê, concentrado na zona leste, pode ser um dos fatores do crescimento do caso de dengue no Lajeado e Guaianases".

Editoria de Arte/Folhapress
Clique e entenda tudo sobre o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue
Clique e entenda tudo sobre o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue

Pela tese defendida pelo secretário, uma vez que as pessoas não têm abastecimento regular, elas armazenam água dentro de casa –muitas vezes sem o devido cuidado com o mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, a chikungunya e o vírus da zika.

O sistema Alto Tietê também sofreu forte seca e os bairros atendidos por ele seguem tendo horas de torneiras secas todos os dias. A ligação entre a crise hídrica e casos de dengue já havia sido feita anteriormente pela Prefeitura de São Paulo. No entanto, a tese perdeu força conforme a epidemia de dengue avançou por outros bairros da cidade.

Padilha disse ainda que outros fatores como a expectativa de temperaturas altas pode fazer com que os casos de dengue na cidade superem os 100 mil casos confirmados de 2015.

Procurada, a Sabesp, empresa paulista de saneamento, disse que não iria se manifestar sobre a declaração do secretário. No entanto, a empresa, ligada ao governo Geraldo Alckmin (PSDB), indicou um vereador da bancada tucana na Câmara Municipal de São Paulo. O vereador criticou a politização da epidemia de dengue na cidade.

Editoria de Arte/Folhapress
Clique na foto e veja o especial sobre o vírus da zika e microcefalia
Clique na foto e veja o especial sobre o vírus da zika e microcefalia

Endereço da página:

Links no texto: