Folha de S. Paulo


Cemitérios de São Paulo viram focos de reprodução de mosquito

Enquanto a Prefeitura de São Paulo pede à população para se prevenir contra dengue, zika e chikungunya, os cemitérios municipais viraram focos para a reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças.
No cemitério Vila Nova Cachoeirinha (zona norte), o mato entre os túmulos tem mais de um metro de altura e cobre as lápides.

No ponto mais alto, pombas se concentram, atraídas por alimentos deixados em oferendas religiosas. Elas não são recolhidas há semanas, segundo frequentadores, e acumulam água da chuva.

A aposentada Marlene Rinaldi Molina, 68, foi procurar o túmulo de seu irmão na semana passada e quase caiu em outra cova, que havia sido aberta por causa da chuva forte. "Levei o maior susto, até passei mal", afirmou.
Sujeira acumulada e poças de água também foram vistas pela reportagem nos cemitérios da Quarta Parada (zona leste) e Consolação (centro).

Os funcionários dos cemitérios tombam vasos na tentativa de coibir a reprodução do mosquito, mas o trabalho não é suficiente. "Os donos dos túmulos brigam com a gente e voltam a colocar os vasos de pé", disse um
coveiro no cemitério Chora Menino (zona norte).

Julia Chequer/Folhapress
SAO PAULO, SP, 18-02-2016: Cemiterio da Quarta Parada esta cheio de lixo, que acaba acumulando agua e servindo de criadouro do mosquito da dengue. (Foto: Julia Chequer/Folhapress cod-11001) *** EXCLUSIVO AGORA *** EMBARGADA PARA VEICULOS ONLINE *** UOL E FOLHA.COM CONSULTAR FOTOGRAFIA DO AGORA *** FOLHAPRESS CONSULTAR FOTOGRAFIA AGORA *** FONES 3224 2169 * 3224 3342 ***
Lixo acumulado no cemitério da Quarta Parada, na zona leste de São Paulo

OUTRO LADO

Em nota, o Serviço Funerário Municipal defendeu que "é quase impossível manter toda a área roçada na época de chuvas", mas afirmou que faz mutirões de limpeza nos cemitérios quinzenalmente.

O órgão disse, ainda, que faz mutirões constantes com a Vigilância Sanitária para combater os focos do mosquito transmissor da zika.

Doenças transmitidas pelo Aedes aegypti


Endereço da página:

Links no texto: