Folha de S. Paulo


Gestão Haddad diz ser contra ampliar veto a bares em outras regiões de SP

A gestão Fernando Haddad (PT) é contra estender a outros bairros residenciais o veto a bares e restaurantes, benefício obtido por Jardins, Pacaembu e City Lapa (zona oeste de São Paulo). A administração afirma, no entanto, que qualquer nova mudança terá de ser feita durante discussões na Câmara de São Paulo, onde o projeto deverá ir a segunda votação na semana que vem.

Os três bairros são tombados por suas características históricas, arquitetônicas e ambientais.

Conforme a Folha revelou na última segunda-feira (15), o texto da lei de zoneamento foi alterado a uma semana das discussões para a segunda votação do texto depois de forte lobby de associações de moradores, que exigiam a retirada de zonas comerciais previstas em bairros estritamente residenciais.

Agora, moradores dos bairros Sumarezinho, Alto de Pinheiros (zona oeste), Jardim Marajoara, Jardim da Saúde, Planalto Paulista (sul) e da região da Cantareira (norte), também considerados reservas verdes e culturais da cidade, pedem o mesmo benefício.

Rodrigo Dionisio/Folhapress
Faixa em casa dos Jardins contra ampliação do comércio
Faixa em casa dos Jardins contra ampliação do comércio

"O entendimento que nós construímos é de que poderia haver algumas exclusões [de comércios] nas áreas do centro expandido com maior saturação do sistema viário. Nesses outros bairros que não estão nesse contexto, entendemos que seria bom manter essa diversidade de usos [comerciais], disse Daniel Montandon, diretor de Uso do Solo da prefeitura.

O projeto só deve ser votado na próxima semana, já que haverá debates sobre o tema até a próxima sexta-feira.

Montandon tem participado de todas as discussões com a Câmara e diz que, no entanto, cabe ao Legislativo ouvir os bairros e fazer mudanças. "Temos a nossa opinião, mas essa decisão cabe à Câmara", disse.

Caso o prefeito discorde de alguma mudanças, ele pode vetar artigos da lei aprovada.

POSSIBILIDADE

O vereador Paulo Frange, relator da lei, disse que se reunirá com pessoas que defendem o aumento dos comércios nesses bairros para, em seguida, discutir o tema com a gestão Haddad.

Para serem contemplados pela mudança, associações de moradores dos bairros Sumarezinho, Alto de Pinheiros (zona oeste), Jardim Marajoara, Jardim da Saúde, Planalto Paulista (sul) e da região da Cantareira (norte) tiveram reuniões com o relator. Frange diz que pode haver acordo para estender a mudança a essas regiões.

Frange declarou que podem receber o mesmo benefício os bairros residências que, mesmo não sendo tombados, ganharão ruas comerciais que cruzam a região. Nesses casos, ele avalia que os impactos aos bairros podem ser maiores.

O relator vai se reunir com moradores das mesmas regiões que são favoráveis ao aumento dos comércios para depois discutir com a prefeitura.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: